O SENTIDO DO OLHAR É A NOVA EXPOSIÇÃO DE ESTELA SANDRINI NO MUMA

 A exposição O Sentido do Olhar de Estela Sandrini (Teca)   trás cores para deficientes visuais*

Ao todo, são 20 pinturas, incluindo duas em alto relevo. 

As artes visuais, apesar do nome, estão ganhando um novo sentido ao abrir portas para portadores de deficiência visual e com baixa visão. Isso porque Estela Sandrini, a artista curitibana conhecida como Teca, ganha agora mais uma exposição pioneira em Curitiba. Com inauguração marcada para o próximo sábado, dia 10 de Julho no Museu Municipal de Arte (MUMA), a expografia O Sentido do Olhar apresentará 20 obras da artista. Duas delas foram refeitas em alto relevo, para que todos, sem exceção, possam experimentar as sensações de suas pinturas, incluindo o uso de cores.

A exposição abordará alguns dos principais períodos da longa carreira da artista. Com mais de 60 anos como pintora, O Sentido do Olhar traz pinturas que datam de 1984, época em que Teca Sandrini já estava consolidada como uma grande artista plástica no Paraná, e até as mais recentes, incluindo uma concluída este ano, durante a pandemia do Covid-19. 

As obras em alto relevo possuem um significado a mais para Teca Sandrini: graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) em 1967, pintou e expôs suas obras em vários países, incluindo Argentina e Estados Unidos. Mas desde a década de 1990, período que lecionou na EMBAP, ela começou a sofrer perda de visão. “Na época não queria que me deixassem sozinha. Afinal, pensava ‘como viver assim?’”, diz. Porém, ela continuou pintando e hoje, com apenas 5% da vista total, ressignificou o valor da visão através de suas obras mais recentes. “Me adaptei. Hoje tenho compreensão maior sobre tudo o que passei”, afirma. 

A técnica utilizada nos quadros em relevo foi desenvolvida pela pesquisadora e professora da UFPR Sandra Marchi e foi posta em prática pelo artista e designer Vivaldo Vieira Neto. Sandra é formada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mas foi em Curitiba que se aprofundou nos estudos das cores através de suas pesquisas de mestrado e doutorado. “Em Curitiba eu ingressei num grupo de pesquisa em Tecnologia Assistiva, ou seja, tecnologia de apoio que agrupa dispositivos, técnicas e processos visando prover assistência e reabilitação e, consequentemente, qualidade de vida às pessoas com deficiência, promovendo autonomia e inclusão”, diz. 

Por meio da pesquisa das cores e do braille, sistema de escrita e leitura para deficientes visuais, Sandra desenvolveu o projeto see color. O método consiste em trazer cada cor usada em uma obra em alto relevo, para que qualquer pessoa com algum tipo de deficiência visual (baixa visão, daltonismo e cegueira, por exemplo) possa sentí-la pelo toque. 

A importância de um projeto desses, em uma exposição sobre uma artista tão importante para a cultura paranaense como Teca Sandrini, é trazer a acessibilidade não só para a locomoção nos centros urbanos, mas principalmente como um meio de sociabilização. Afinal, como afirma Sandra, “a cor está em tudo”. 

Serviço: Exposição O Sentido do Olhar, de Teca Sandrini
Quando: a partir de 10 de Julho a 10 de Outubro
Onde: Museu Municipal de Arte (MUMA)
Sala Domício Pedroso
Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Curitiba - PR
Telefone:  (41) 3329-2801.
* As visitas seguem às normas de segurança em relação à Covid-19, conforme decreto do Munícipio,

*** Esta jornalista convive com a Teca Sandrini em algumas temporadas, relacionamento profissional e de amizade, desde a década de 1985. Recentemente, há pouco mais de um mês esteve visitando o atelier que a artista compartilha com mais duas outras artistas plásticas onde vi in loco, alguns desenhos e pinturas; - um pouco de sua produção recente.  
Sábado devo prestigiar a abertura desta exposição e estar com artista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"