ENCASULAMENTO E DELIVERY: UM MAL NECESSÁRIA OU NOVA GASTRONOMIA

 

Destaque no segundo dia do Tendências360, painel debateu o surgimento das ghost kitchens e o avanço do delivery

Durante o segundo dia do Tendências 360, evento online que termina hoje, o painel que debateu a dicotomia das tendências na gastronomia e teve como painelistas Beto Madalosso, da Tutano, Macaulay Abreu, da Onisafra, e Patrícia Albanez, do Sebrae PR, analisou também o case da Kitch, marketplace que loca cozinhas comerciais ociosas para empresas e chefs que queiram ampliar seus negócios sem precisar investir todo o dinheiro que uma cozinha profissional demanda. “É como um Airbnb de cozinhas, localizadas em hotéis, casas noturnas, bares e até mesmo restaurantes e espaços de eventos, mas que não funcionam 24/7 e podem ser locadas por algumas horas ou curtos períodos”, explicou Dan Unter, CEO da Kitch.

O modelo aplicado pela empresa norte-americana favorece empreendedores e estabelecimentos que querem montar ou ampliar seus negócios, fazendo um teste operacional e de viabilidade, sem a necessidade de imobilizar todo o capital. Para Macaulay Abreu, da Onisafra, plataforma que faz a feira do cliente através das feiras digitais entregando hortifrutis e produtos naturais no conforto do lar, esse modelo é muito favorável e remete aos anos de 2017/2018, quando sua empresa surgiu em Manaus. “No início, vendíamos para os clientes e eles iam buscar as cestas em pontos de entrega determinados, que poderia ser a casa de alguém, já que não tínhamos sede fixa”, lembra Macauly. Para um restaurante que precisou investir no delivery ou chefs que cozinhavam em casa e tiveram que ampliar sua produção para atender os clientes que estavam encasulados por conta da pandemia, o modelo se mostra vantajoso. “Mas não podemos pensar no delivery por si só”, alertou Beto Madalosso. “Terceirizar sua comida para uma plataforma qualquer levá-la até as casas dos clientes nunca se equiparará à experiência de comer em um restaurante. Cabe aos donos de restaurantes investirem na criatividade e na experiência final para fidelizar aquele cliente”, completou.

Sair da zona de conforto é o primeiro passo para inovar e tornar os negócios viáveis e longevos. O delivery pode não ser imprescindível, mas é possível crescer sem ele. Os nichos de mercado até podem ser divididos em físico e digital, mas ambos têm suas limitações e, de acordo com as estratégias, poderão ser novamente pivotados. É inegável que os desafios impostos pela pandemia trouxeram inovações e avanços tecnológicos, mas o futuro reserva experiências encasuladas e coletivas, sem sopreposições.

O Tendências360 tem como objetivo compartilhar conhecimento relevante sobre as transformações de comportamento e consumo dos setores de Turismo, Gastronomia e Entretenimento, especialmente pensando na retomada pós-vacina, além de ser beneficente: 100% dos ingressos serão revertidos para a Garupa, a Gastromotiva e Instituto Playing for Change, três ONGs que estão fazendo trabalhos incríveis. A programação completa pode ser vista no site do evento e os ingressos custam R$ 59, sendo que o conteúdo ficará disponível para acesso durante 30 dias.

O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.

Sobre os realizadores: 

Sobre a Mapie - A Mapie é uma das mais reconhecidas consultorias em turismo, hotelaria e gastronomia do país. Cuidando de todo o ciclo de vidas de negócios turísticos, pesquisa tendências de comportamento e consumo de forma recorrente e desenvolve produtos e serviços inovadores para clientes como Aviva, Accor, Atlantica, Gol, ClickBus e mais. Também representa a Phocuswright na Am érica Latina, a maior autoridade em pesquisa em turismo no mundo. www.mapie.com.br

Sobre o Disque9 - O Disque9 é blog e laboratório de inovação e tendências da antenada equipe da Mapie. É o olhar crítico e inovador da hospitalidade, turismo e gastronomia e o ramal de conexão entre os acontecimentos disruptivos e as boas ideias do segmento e sua aplicação em produtos e conceitos transformadores. Compartilhamos para inspirar, gerar debates e trazer ainda mais conhecimento relevante para o mercado. www.disque9.com.br

Sobre a Nazdarovia - Há 9 anos no mercado, a Nazdarovia é uma empresa especializada na produção e organização de eventos gastronômicos. Possui metodologia própria para conceituação de eventos, criando projetos que traduzem a cultura de cada cliente. Em seu portfolio conta com clientes como Tutano Gastronomia, ParkShoppingBarigüi, PROCERVA, Shopping Estação, AG7Realty, entre outros. Dentre os eventos que organizou estão: Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, Sunday Funday, Festival Vinopar dos Vinhos Paranaenses, Way Circus e o primeiro BBQ Land. Com contato próximo com chefs de cozinha, sommeliers e restaurateurs de todo o Brasil, desenvolve projetos de co-branding e co-marketing para marcas que desejam associar-se ao mundo da gastronomia. www.nazdarovia.com.br


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