NPA OFERECE MASTERCLASS CINEMA BRASILEIRO - COLONIALIDADE E RESISTÊNCIAS

MASTERCLASS CINEMA BRASILEIRO - COLONIALIDADE E RESISTÊNCIAS COM O ROTEIRISTA E ANTROPÓLOGO, MICHEL CARVALHO 

Inscrições abrem dia 12 de Julho e são gratuitas, mas as vagas são limitadas 

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) oferecerá, nos dias 24 e 31 de Julho, das 10h às 12h, mais uma masterclass, a quarta da Edição 2021 do projeto. Desta vez, o tema das aulas será CINEMA BRASILEIRO - COLONIALIDADE E RESISTÊNCIAS, a ser ministrada pelo roteirista e antropólogo, Michel Carvalho. 

Pensar sobre a representação da diversidade no audiovisual brasileiro, assim como estabelecer uma interlocução entre a pluralidade do mundo social e a construção de personagens, universos e realidades ficcionais é o principal objetivo da masterclass. Michel Carvalho vai associar teorias contemporâneas acerca dos marcadores sociais da diferença com a prática da análise de filmes e séries. O propósito é oferecer reflexões e ferramentas para a fabulação criativa em narrativas de ficção.  

Os encontros serão online e gratuitos. As inscrições iniciam no dia 12 de Julho, mas as vagas são limitadas. Basta acessar:   www.tambormultiartes.com 




O NPA é um projeto de iniciativa da Tambor Multiarte e este ano, além de receber projetos de séries e de longas-metragens, o NPA abriu também um grupo para roteiristas de curtas-metragens. A orientação dos 36 projetos é realizada por Daniel Tavares, roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba, Laís Melo, roteirista, diretora, diretora de arte e educadora em cinema, e Renata Sofia, autora e roteirista da TV Globo. 

A mostra final dos projetos desenvolvidos nesta edição será realizada de forma remota, em um formato similar ao de um pitching, o que possibilita aos participantes apresentar seus projetos às principais produtoras de cinema e players do país e abrir espaço para parcerias e coproduções. 

Sobre Michel Carvalho - Roteirista e Antropólogo - Graduado, Mestre e Doutorando em Antropologia pela UFRJ, pesquisa questões relacionadas a gênero, raça e sexualidade no cinema. Estudou roteiro com Patrick Vanetti, diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, Lucas Paraízo e Zé Carvalho. É especialista em Cinema Etnográfico pela Fiocruz. Cursou a Oficina de Roteiristas e a Oficina de Escrita de Humor da Rede Globo de Televisão.  

Atuou como roteirista e pesquisador em mais de 20 produtos; onde se destacam as séries de ficção Perrengue (MTV), Matches (Warner Channel) e Temporada de Verão (Netflix); os longa-metragens documentais Torre das Donzelas (Melhor Filme nos festivais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Uruguai e Portugal), Mussum – um filme do cacildis (Amazon Prime), Prazer em Conhecer (premiado no Spring Film Festival Barcelona) e a série documental Favela Gay – Periferias LGBTQI (Canal Brasil). Atuou ainda como consultor de roteiro e questões raciais em série de ficção para a Glaz Entretenimento e em série documental para a Globoplay. Trabalha também como curador de roteiros no FRAPA e no Laboratório Novas Histórias. É professor na Roteiraria.  


Atualmente se dedica à escritura de seu longa ficcional A Mais Forte, contemplado em edital do Ministério da Cultura, à adaptação audiovisual de um romance para a Barry Company e faz parte da equipe de colaboradores de uma das próximas novelas da Rede Globo. 

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Barigui Veículos e Heads. 

SERVIÇO:  Masterclass Cinema Brasileiro – Colonialidade e Resistências (online) 
Data e Horário: 24 e 31 de Julho (sábados), das 10h às 12h 
Ministrante: Michel Carvalho 
Inscrição: A partir do dia 12/07, pelo site: www.tambormultiartes.com 
Quanto: Gratuita, com vagas limitadas. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS