ESTELA SANDRINI EXPÕE NO ESPAÇO CULTURAL INC NO PÁTIO BATEL

          Exposição de Estela Sandrini entrou em cartaz no Espaço Cultural INC 

A mostra reúne pinturas, gravuras e uma obra acessível para pessoas com deficiência visual; a visitação pode ser feita até Novembro com entrada é gratuita. 

 

“Luz” é o tema da exposição da artista plástica curitibana Estela Sandrini que está em cartaz no Espaço Cultural do INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), no Pátio Batel. A mostra reúne um pequeno conjunto de pinturas em óleo sobre tela, monoprintints (gravuras) e uma obra com uma reprodução feita em alto relevo acessível a pessoas com deficiência visual, que pode ser explorada por meio do tato. A exposição pode ser visitada até o mês de Novembro e tem entrada franca. 

O conjunto de pinturas em exibição revela muito da personalidade da artista, uma “mulher incansável em sua trajetória de aprendizado e de grande ensinamento”, como informa a curadora da exposição, Meg Gerhardt. “Suas criações atuais consistem em pintar a sua memória estética e afetiva. O objeto central de suas composições marca presença em manchas e cores pela luz incisiva que propõe o olhar rápido, pela forma objetiva. A luz em suas derivações possibilita aproximar as pessoas de momentos de reflexão, proporcionando sair de si e navegar pelo universo artístico”, observa Meg, acrescentando que, hoje, Estela Sandrini possui 5% de sua visão total, chamada de "cegueira branca".

 

Meg pontua que na pintura a ideia de uma realidade não é somente resumida ao que é iluminado, mas abrange tudo, desde a representação da luz sobre os objetos até as sombras. “Com a sombra podemos criar no desenho, na pintura e na escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada. Quando pensamos dentro de nós, bem no fundo do coração, encontramos nosso ser real, invisível, feito de pensamentos, amor e de uma graça iluminada”, explica Meg Gerhardt.

 

See Color – Uma das pinturas, chamada de Despertar Emoções (2018), ganhou uma reprodução da tela feita pelo sistema See Color, que possibilita o reconhecimento das cores entre as pessoas com deficiência visual.  Esse método consiste em destacar cada cor usada na obra em alto relevo, ou seja, aplicando uma linguagem tátil das cores. Desta forma, as pessoas com algum tipo de deficiência visual (baixa visão, daltonismo e cegueira, por exemplo) poderão “sentir” as cores por meio do toque. O projeto See Color foi desenvolvido pela professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandra Marchi.

A exposição “Luz” está montada dentro da unidade do INC no Pátio Batel, localizada no piso S1 do shopping.   Regina Montibeller, diretora adminstrativa do Hospital INC disse:  “Ficamos muito felizes em apresentar o trabalho da artista Estela Sandrini, que ainda aborda a acessibilidade e aproxima as pessoas de um momento importante de reflexão, pois os serviços culturais podem e devem oferecer oportunidades a todos. Mais uma vez, o nosso espaço destaca o valor da arte para a sociedade”.

A exposição teve o apoio do Restaurante Hai Yo, coordenado pelo chef Lucas Coelho e equipe.

 

Sobre a artista

Formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Estela Sandrini tem especialização em Antropologia Filosófica pela UFPR e Didática em Desenho pela PUC-PR. Trabalhou no ateliê do professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires, e lecionou na EMBAP. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em instituições como Katzenstein Gallery (EUA), Brazilian-American Cultural Institute (EUA), Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Galeria de Arte Poupança Banestado, Fundación Centro de Estudos Brasileños (AR), Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Conjunto Cultural da Caixa (BA), Ecomuseu de Itaipu (PR), Centro Cultural Jorge Luis Borges (AR) e Galeria de Arte do Banco Itaú (SP).

 

As últimas exposições individuais da artista foram realizadas nos anos de 2021 e 2022, “O que resta”, no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, e “O Sentido do Olhar”, no MuMA (Museu Municipal de Arte), respectivamente. Estela Sandrini também é uma referência na área da gestão cultural, entre os anos de 2011 e 2017, foi Diretora Cultural do Museu Oscar Niemeyer (MON).

 

 

SERVIÇO: Exposição Luz

Artista plástica: Estela Sandrini

Local: Espaço Cultural do INC (Pátio Batel - Piso S1)

Visitação: funcionamento do shopping -  segunda a sábado: 11h às 22h; domingos e feriados das 14h às 20h.

Entrada: gratuita. 


 

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina. 

O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"