SOLAR DO ROSÁRIO AMPLIA CURSOS PRESENCIAIS EM NOVO ENDEREÇO

           Instituição cultural mantida pela iniciativa privada completou 30 anos de muita atividade

Um dos espaços culturais mais ativos e tradicionais de Curitiba, o Solar do Rosário lançou este mês 10 novos cursos presenciais. Com eles, o número total de cursos nos quais os alunos frequentam as salas de aula subiu para 28, além dos cursos online. A ampliação faz parte das novidades que o complexo apresenta em sua nova sede – desde abril de 2021, se mudou do Largo da Ordem para um novo endereço, no centro, ocupando três andares num moderno edifício na Rua Lourenço Pinto, 500.  

No total o Solar do Rosário apresenta mais de 50 cursos em áreas artísticas e culturais, compreendendo temas como artes plásticas, literatura, música, história, idiomas, pintura e desenho. A lista completa, detalhes e inscrições podem ser acessados no site oficial: www.solardorosario.com.br

Este é o novo capítulo de uma longa e culturalmente rica trajetória. O Solar do Rosário completou 30 anos em maio. Iniciou suas atividades num casarão centenário do Largo da Ordem, onde funcionou por 29 anos e realizou mais de 1000 eventos culturais. Em abril de 2021, no meio da pandemia, o Solar se mudou para o atual endereço, o prédio comercial Eugênio Casillo, marcado pelo design contemporâneo e amplos vãos livres, projetado pelo arquiteto Ely Loyola.  

As instalações do novo Solar somam mais de 1500 metros quadrados espalhados pelos três pavimentos, com salas de aula, ateliês, galeria de arte e livraria, entre outros espaços. O interior teve projeto do arquiteto Mauricio Pinheiro Lima.  

O auditório Regina Casillo, inaugurado em junho de 2019, fica no térreo do edifício, com capacidade para 310 pessoas. Funciona como um teatro, com palco aberto para a arte e cultura, e também realiza eventos corporativos. Estacionamento próprio completa a estrutura do centro cultural, que foi fundado pela advogada e empreendedora cultural Regina Casillo e atualmente é dirigido por ela juntamente com sua filha, a jornalista e gestora cultural Lucia Casillo Malucelli.  

O Solar do Rosário é um centro cultural mantido integralmente pela iniciativa privada”, lembra Regina Casillo. “Promove uma agenda permanente de cursos, realiza exposições e também edita livros de arte, tendo lançado mais de 40 publicações. Além disso, cria e viabiliza projetos culturais variados”. Artistas fundamentais da arte paranaense, como Poty e Fernando Calderari fazem parte do acervo da galeria e das mostras que realiza.  

Como a mudança de endereço ocorreu em plena pandemia, o Solar do Rosário não realizou um evento de reinauguração. Também não pôde comemorar as três décadas de vida. “Suspendemos todos os eventos presenciais e migramos todos os cursos para o on-line, nos adaptando às condições daquele momento. Com a melhora da situação, gradativamente estamos retomando as atividades presenciais e agora promovendo novas programações para mostrar nossas instalações”, conta Lucia.  

Mantivemos opções de cursos online, que caíram nas graças do público com alunos de todos os estados do Brasil, mas retomamos boa parte dos presenciais e há ainda opções híbridas com as duas modalidades”, lembra Lucia. “Nossa galeria está aberta à visitação e, no auditório, lançamos programações como a temporada de concertos da Orquestra Ladies Ensemble, que até o final do ano apresentará mais quatro espetáculos diferentes”. E assim, passo a passo, o Solar do Rosário continua a ser um dos grandes fomentadores e agregadores de arte e cultura no Paraná.  

Solar do Rosário 

Novo endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – 6º, 7º e 8º andares
Telefones: (041) 3225-6232 – 98803-4634 – 98803-8089.  
Site: www.solardorosario.com.br
Instagram: www.instagram.com/solar.dorosario/
Facebook: www.facebook.com/solar.dorosariocuritiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"