RECORTES DE UM LUGAR É A EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURA DE MAZÉ MENDES NO MON

 A artista Mazé Mendes realiza uma individual de pintura na Sala 7 de Museu Oscar Niemeyer

Conheço a artista Mazé Mendes desde longa data, nos idos de 1985 quando me mudei para Curitiba e logo tive oportunidade de a conhecer. No seu atelier casa, pintando em óleo sobre tela, ora no atelier de gravura do Solar do Barão, onde por lá imprimia e ensinava a técnica aos frenquentadores dos cursos do Centro Cultural do Solar do Barão / FCC. 

Esta exposição RECORTES DE UM LUGAR exibe uma coleção de obras em pintura em óleo sobre tela em diferentes formatos e dos mais distintos e  importantes anos da carreira da artista plástica. 

A exposição inaugura para o público na noite desta Quinta-feira, dia 18 de Agosto, na Sala 7 do Museu Oscar Niemeyer e poderá ser visitada pelo público nos horários do Museu. 

RECORTES DE UM LUGAR

 A artista visual Mazé Mendes é considerada uma das mais importantes pintoras paranaenses.

 

Para a exposição que realizará a partir de 18 de Agosto de 2022 na Sala 7 do Museu Oscar Niemeyer, ela selecionou, em parceria com a curadora Rosemeire Odahara Graça, pinturas de produção recente e fotografias, documentos e um pequeno grupo de obras que permitirão ao visitante entender seus mais novos trabalhos numa relação direta com o caminho criativo que vem desenvolvendo desde o final da década de 1970.

 

Sobre a obra da artista escreveu a Curadora

RECORTES DE UM LUGAR 

"Atuante desde o final da década de 1970, Mazé Mendes é uma das mais importantes pintoras paranaenses.

 

A presente exposição é uma mostra das obras que a artista concebeu entre 2019 e 2022 em diálogo direto com algumas criações de tempos anteriores, que permitirá ao visitante entender o caminho que o olhar dela percorre pelo mundo.

 

Muitas das obras de Mazé são ressignificações de suas observações do movimento, das estruturas e das casuais composições geradas pela desconstrução e ocupação humana de cidades.

 

Caminhante atenta, que algumas vezes registra por meio de fotografias aquilo que a maravilha nas urbes, ela nos leva a ver uma harmonia que habita o caos do desuso. Ampliando detalhes que passam despercebidos pelo deslocamento focado no destino final, ela nos induz a pensar como temos feito menos da riqueza que é a própria viagem entre espaços e tempos.

 

Pintora de gesto firme e de ousada paleta de cores, Mazé nos convida ao universo da reflexão, à observação mais demorada, à imersão em camadas de sentidos."

 

Rosemeire Odahara Graça

Professora Doutora em Filosofia da Educação

Curitiba, 2022


                                                           





Serviço: Exposição de arte RECORTES DE UM LUGAR 

Artista Mazé Mendes   

Abertura: 18 de Agosto, às 19 horas

Sala 7 - Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba

Informações 41 3350 4400

Aceda a www.museuoscarniemeyer.otg.br 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"