GASTRONOMIA MOLECULAR

CURSO SOBRE GASTRONOMIA MOLECULAR NO ESPAÇO GOURMET GASTRONOMIA

Estrutura físico-química dos alimentos e suas transformações durante o processo de cocção são destaques na aula especial da escola
O Espaço Gourmet Gastronomia traz pela primeira vez a Curitiba um curso sobre Gastronomia Molecular. O objetivo é desmistificar esta ciência e trazer aplicações práticas para o dia-a-dia da culinária. Marcada para as 19h do dia 27 de Outubro (terça-feira), a primeira aula-show na cidade sobre o assunto fica sob a responsabilidade do Chef Aguinaldo Monteiro. No cardápio, Carpaccio de legumes com sorbet de demi glacê e espaguete de cenoura, vinagrete wrap, esferas de mussarela, risoto líquido com pesto em pó e ar de parmesão congelado. O tema também faz parte do módulo seis do curso Chef de Cuisine da escola.

O Espaço Gourmet investiu na preparação de três Chefs e professores da escola, com uma parceria com a Gastronomylab, empresa que atua na área de Gastronomia Molecular no Brasil. O Chef Aguinaldo Monteiro explica, “esta é uma ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem nos alimentos quando submetidos aos diferentes métodos de cocção, com ou sem calor. A cozinha molecular é a aplicação prática destes estudos”. De acordo com os especialistas, estes são assuntos pouco explorados, mas que podem trazer inúmeros benefícios para a sociedade, tanto na culinária como no desenvolvimento da ciência.

Sobre a Gastronomia Molecular
O Chef Aguinaldo Monteiro explica ainda que a Gastronomia Molecular tem hoje cinco objetivos. O primeiro é a criação de uma Antropologia Culinária (recenseamento e exploração físico-química das dicas e truques da culinária). O segundo é a introdução de matemáticas culinárias, com a modernização e o aperfeiçoamento das práticas. O terceiro objetivo é a introdução de instrumentos, métodos e ingredientes novos na gastronomia em geral. O quarto é a inovação, com a criação de novos pratos baseados em receitas clássicas. O quinto objetivo é a divulgação desta ciência ao público.
Combinações de chocolate com caviar, papéis comestíveis com gosto de sushi ou cédulas de dinheiro comestíveis com gosto e aroma de hambúrguer são algumas das facetas que o estudo aprofundado da essência dos alimentos pode promover. “Ao aproximar esta ciência da população, a criatividade cultural será a maior responsável pela criação de novas propostas gastronômicas e hábitos alimentares, que podem ser incorporados na culinária do dia-a-dia se tiverem a divulgação e a preparação adequadas”, completa o Chef do Espaço Gourmet.

SERVIÇO: Curso de Gastronomia Molecular
Espaço Gourmet Gastronomia
Alameda Prudente de Moraes, 129 – fundos - Mercês - Curitiba
Telefone: (41) 3019-0437
Site: www.espacogourmetgastronomia.com.br

Legenda: A Gastronomia Molecular colocada em prática
Fotografia: Divulgação

Comentários

music is Life disse…
Olá,
Moro em Salvador e gostaria de saber quando vai ter um curso deste aqui? Estou muito interessada em fazer...
grata
taty
music is Life disse…
ops, meu e-mail é tatynnha23@hotmail.com
grata
taty

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS