DEUS DA CARNIFICINA COMÉDIA NO GUAIRA

Deus da Carnificina chega em Curitiba

Sucesso de público e crítica em Londres, Paris e Nova York a peça “Deus da Carnificina - uma comédia sem juízo”, da autora Yasmina Reza, será apresentada em Curitiba, neste sábado, dia 1º, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº). Dirigida por Emilio de Mello, no palco, o elenco formado por Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo e Paulo Betti, vive dois casais adultos e civilizados que se encontram para resolver um incidente envolvendo seus filhos pequenos numa briga na praça. Mas, quando o verniz social que protege os adultos da selvageria se quebra, a polidez civilizada dá lugar a um campo de batalha, onde tudo pode acontecer. O espetáculo é mais um evento de Verinha Walflor. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site www.tguaira.pr.gov.br.
A trama acontece ao redor de uma colorida mesa feita com 160 mil peças de Lego. Ali os quatro adultos tentam resolver a briga das duas crianças. O filho de Annette (Julia Lemmertz) e Alan Reis (Paulo Betti) quebrou dois dentes do filho de Verônica (Deborah Evelyn) e Michel Hortiz (Orã Figueiredo). No primeiro momento, os dois casais parecem dispostos a solucionar a questão civilizadamente. Mas quando a boa educação cede espaço ao egoísmo e à impulsividade, os quatro se colocam em situações constrangedoras. Deus da Carnificina(Le Dieu du Carnage, no original) desnuda o comportamento humano com pontadas de uma ironia cômica.

Yasmina Reza é considerada pela crítica especializada a maior autora teatral da atualidade. Argelina radicada na França, ela explodiu nos anos 90 com a peça “Arte”, sucesso em diversos países, inclusive no Brasil.“Eu escrevo um teatro de tensão, porque as tensões nos governam. Meus personagens são pessoas educadas que pretendem manter a compostura. Mas também são impulsivos, não conseguem manter as regras que impuseram a si mesmos. E é precisamente essa luta contra si mesmo que me interessa, diz Yasmina Reza.

Desde que foi encenada pela primeira vez em 2006, em Zurique, a peça Deus da Carnificina, uma comédia sem juízo, coleciona elogios da crítica internacional e prêmios pelo mundo. Na Broadway, a montagem, que teve no elenco Jeff Daniels, James Gandolfini, Hope Davis e Marcia Gay Harden, ganhou em 2009 três prêmios “Tony”, considerado o Oscar do teatro, nas categorias de melhor espetáculo, melhor direção e melhor atriz. A montagem em Londres, em 2008, no Teatro Gieguld, contou com Ralph Fiennes no elenco e levou o prêmio Laurence Olivier Award (The Society of London Theatre) de melhor comédia. No mesmo ano, a encenação parisiense, no Teatro Antoine, foi estrelada por Isabelle Huppert e dirigida pela própria Yasmina Reza.

Aqui no Brasil, a peça acumula prêmios: Julia Lemmertz acaba de ganhar o Prêmio Quem, na categoria Melhor Atriz de Teatro. A peça levou o Prêmio APTR de Teatro nas categorias de Melhor Atriz Protagonista (Julia Lemmertz), Melhor Iluminação (Renato Machado). O espetáculo também foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro – Melhor Direção e Melhor Ator (Paulo Betti) e também concorreu como melhor espetáculo no Premio APTR.

Debate
Uma novidade que chega junto com o espetáculo em Curitiba é a realização do projeto Debates Vivo EnCena - Inovadora Dramaturgia Contemporânea. O evento acontece no sábado, às 16 horas, no teatro Guaira, e contará com a participação do ator Paulo Betti e mediação do curador do Vivo EnCena e pesquisador em gestão cultural, Expedito Araujo. A entrada é gratuita.
Na ocasião será debatida a força da nova dramaturgia francesa, onde autores como Yasmina Reza, mostram textos vigorosos que ganham destaque em diversos países dos cinco continentes. A partir do espetáculo, um repertório de determinados autores e textos contemporâneos ganham destaque no debate.

Serviço: Deus da Carnificina Uma Comédia sem Juízo. Texto de Yasmina Reza. Com Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo e Paulo Betti. Direção de Emílio de Mello. Sábado, dia 1º, às 21 horas, no Teatro Guaira (Praça Santos Andrade, s/nº). Os ingressos custam R$120 (preço único) e R$60 Meia entrada para estudantes, pessoas acima dos 60 anos. 40% de desconto para Clube do Assinante Gazeta do Povo na compra de até dois ingressos com preço de inteira somente para o titular. Os descontos não são cumulativos.
A venda é na bilheteria do teatro ou www.tguaira.pr.gov.br
Informações: 3304-7900 e 3304-7982.
Classificação indicativa: 14 anos. Não serão aceitos cheques.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS