MAITÊ PROENÇA VEM A CURITIBA LANÇAR LIVRO

"É duro ser cabra na Etiópia" reúne 180 crônicas de autores famosos e anônimos de todos os cantos do Brasil, Portugal e Angola
 
O terceiro livro da carreira de Maitê Proença, É duro ser cabra na Etiópia, será lançado em Curitiba no dia 6 de Junho, com uma noite de autógrafos na sede da UniBrasil, no Tarumã. A obra marca o início da carreira da atriz, autora e diretora, como editora. O evento faz parte do projeto UniBrasil Futuro e acontece no auditório Cordeiro Clève, às 19 horas. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site www.unibrasil.com.br.

A obra, que será lançada em São Paulo no final do mês, chega às livrarias pela editora Agir. A inovação salta aos olhos já no projeto gráfico, com páginas coloridas diagramadas cada uma de um jeito. Os temas e estilos dos textos variam, mas giram em torno de um desafio: deixar a imaginação correr solta dentro do limite de 1.500 caracteres, de preferência com uma boa dose de humor. A partir de 1.622 crônicas enviadas à artista por meio de um site criado por ela especialmente para receber o conteúdo, foi feita uma seleção rigorosa. Entre os autores estão anônimos e famosos, como José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Clarisse Niskier, Jorge Forbes, Carlos Heitor Cony e a própria Maitê.

A ideia surgiu de forma inusitada. O título foi pensado durante um almoço, quando Maitê conversava com amigos sobre a origem do café. Acredita-se que primeiros grãos foram encontrados nas fezes de cabras africanas e, pensando nisso, a editora questionou se o pastor teria percebido a animação dos animais e imaginado que faria o mesmo efeito no corpo humano. Maitê pensou que o bicho já não poderia praticar suas atividades mais primordiais em paz depois que o pastor confirmou os efeitos da planta, soltando a frase quase surreal que dá título ao livro: "É duro ser cabra na Etiópia". Naquela mesma noite, de volta ao Rio, foi assistir a uma peça de teatro de improviso, em que a plateia era convidada a oferecer uma frase, e a partir dela, o grupo de atores portugueses — acrescido dos convidados Pedro Cardoso e Graziella Moretto — elaborava um esquete de 30 minutos. Foi então que Maitê se lembrou do almoço na serra e, novamente, soltou a frase inusitada. Os improvisadores engasgaram com tamanha dificuldade, mas deram conta da tarefa.
Foto de: Ismar Ingber.

Dois dias depois, a história foi parar nos jornais e, ao ler a própria frase, Maitê percebeu que poderia render um bom título. Mas para quê? "Minha cabra havia nascido do acaso, rendera num teatro do inesperado, seria coerente usá-la no contexto da surpresa. Porque não elaborar um livro com material desconhecido? Inventar algo a partir do que não domino ou determino, e lidar com aquilo à medida que fosse se apresentando?", pensou a autora.

Convidar escritores já consagrados foi uma estratégia para inspirar os novatos. Deu certo: a obra apresenta 180 textos selecionados, enviados de todos os cantos do Brasil, Portugal e Angola. Com o conteúdo em mãos, a autora começou o trabalho de edição. Reuniu, selecionou, agrupou os textos com alguma relação entre si e resolveu ordenar os assuntos por afinidades temáticas surgidas ao acaso. Na seleção, há crônicas sobre as diferenças entre homens e mulheres, o envelhecimento do corpo, a política e o sexo, entre outros temas. A revolta de alguns autores contra os limites dos 1.500 caracteres ganhou um capítulo à parte.

Resolvida a seleção literária, em que Maitê pregou seus textos preferidos nas paredes de seu sítio e inseriu divertidos comentários, teve início a etapa gráfica. A editora, mais uma vez, pediu a contribuição do público, que enviou fotos, desenhos e pinturas. Feita a seleção, a dupla Bleque e Fábio, da Cubículo, trabalhou com Maitê para fazer um livro diferente, uma verdadeira obra de designer. Seguindo as regras, a capa também foi criada por meio de uma colaboradora, Lilian Vidal. Lilian, que não é designer, enviou sua sugestão de imagem pelo site e acabou sendo selecionada. Pensando naqueles que não conseguiram contribuir com textos e imagens, algumas páginas foram deixadas em branco, para que o leitor possa personalizar o livro, fazer anotações e deixar suas impressões.

Título: É duro ser cabra na Etiópia
Autora: Maitê Proença
Editora: Agir
Número de páginas: 276
Preço de capa: R$ 39,90

O lançamento é no Auditório Cordeiro Clève, Bloco 6 - UniBrasil, Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã - Curitiba. Mais informações: (41) 3361-4242.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"