A ARTE DA COMÉDIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

O público poderá prestigiar a peça escrita por Eduardo de Filippo antes das apresentações que serão feitas na mostra oficial do Festival de Curitiba

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 16 de Março, a montagem da peça A Arte da Comédia, escrita em 1968 pelo célebre dramaturgo italiano Eduardo de Filippo (1900-1984), com direção de Sérgio Módena. A comédia – que nos dias 29 e 30 de Março volta à cidade como parte da mostra oficial do Festival de Curitiba – é uma defesa apaixonada do autor italiano do fazer teatral como elemento transformador.

Com a clara intenção de evocar o jogo teatral, o autor cria uma peça “política” universal, com linguagem objetiva e popular, porém jamais panfletária. Fazem parte do elenco Thelmo Fernandes, Sávio Moll, Erika Riba, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Celso André, Teresa Tostes, Poena Viana, Sérgio Módena, Sergio Somene, Renato Baviere e do curitibano Nathan Milléo-Gualda.
Orestes Campese (Sávio Moll) é o dono de uma miserável companhia teatral que, sem conseguir o apoio do prefeito De Caro (Thelmo Fernandes), resolve pregar-lhe uma peça. Expulso de seu gabinete, o ator recebe por engano a lista de personalidades a serem recebidas ali naquele dia e resolve plantar a dúvida na cabeça do administrador: sugere que entre os visitantes pode haver atores de sua companhia, disfarçados. A partir de então, De Caro e seu assessor veem-se às voltas com a difícil tarefa de diferenciar verdade e farsa, encenação e realidade.

A montagem recebeu o prêmio Fita 2012 de melhor ator para Thelmo Fernandes, além de duas indicações ao Prêmio Shell 2013 de melhor ator (para Fernandes e Ricardo Blat, que nesta temporada está sendo substituído por Sávio  Moll) e quatro indicações ao Prêmio Cesgrandio 2013 de melhor direção, espetáculo e ator (para Blat e Fernandes).


Sobre o diretor:

O jovem diretor Sérgio Módena participa da mostra oficial do Festival de Curitiba, neste mês de março, com a montagem “A Arte da Comédia”, de Eduardo de Fillipo, e “Ricardo III”, de William Shakespeare. Suas primeiras incursões cênicas aconteceram em 2002, quando escreveu e dirigiu “Coração Inquieto”, baseado nas memórias de Santo Agostinho, e adaptou, produziu e dirigiu “A Roupa Nova do Imperador”, baseado no conto de H.C. Andersen. Dentre alguns trabalhos recentes, estão: a direção de “As Mimosas da Praça Tiradentes”, de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche; a adaptação do conto de Andersen, “O Soldadinho de Chumbo”, para o espetáculo “O Soldadinho e a Bailarina”, com direção de Gabriel Villela e atuação de Luana Piovani; e, ao lado de Pedro Brício, a direção do premiado espetáculo "Cine-Teatro Limite".

Serviço:  Peça “A Arte da Comédia” 
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro)
Data: dias13 a 16 de março de 2014 (quinta-feira a domingo)
Hora: quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 – bilheteria . Vendas a partir de 8 de março, sábado. De terça a sábado das 12h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos.
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"