sexta-feira, 28 de março de 2014

OTAVIO FRIAS FILHO LANÇA LIVRO NO MEMORIAL DE CURITIBA

Obra do escritor e jornalista trata sobre política, religião e amor


Cinco peças e uma farsa”, novo livro do escritor e jornalista Otavio Frias Filho, será lançado no Festival de Curitiba, dia 29 de março, no Memorial de Curitiba, às 16h. A obra reúne seis peças escritas na entrada dos anos 1990 e no início da década passada: Tutankáton, Rancor, Típico Romântico, Sonho de Núpcias, Utilidades Domésticas e Breve História de uma Perversão Sexual.

Duas delas, Tutankáton e Utilidades Domésticas, ainda não foram encenadas. A vida semiclandestina desses textos se explica pelas resistências de um autor que nunca deixou de se sentir uma espécie de penetra no reino de Dionísio, a despeito de sua relação visceral com o teatro.
Os temas que percorrem “Cinco peças e uma farsa” vão desde política, religião, arte e amor, passando pelo romântico, homossexual e transgressivo. A sequência das peças obedece a uma ordem: Tutankáton, na abertura, à Breve História de uma perversão Sexual, a farsa final, a linguagem vai do registro elevado ao escracho e à paródia pornográfica.

As peças apontam para algo como uma crítica da Restauração – na política, nas artes e no comportamento, na esfera dos afetos. Cada uma à sua maneira, elas encenam a revanche conservadora das últimas décadas contra as ilusões da sensibilidade e dos ideais progressistas.

SOBRE O AUTOR
Nasceu em São Paulo, em 1957. Fez os cursos de direito e ciências sociais na Universidade de São Paulo. Desde 1984, é diretor jornalístico da Folha de S. Paulo. Publicou um livro de peças teatrais, Tutankáton (1991), e três coletâneas de ensaios,Deponta-cabeça (2000), Queda-livre – ensaios de risco (2003) e Seleção natural – ensaios de cultura e política (2009).

Serviço:  Lançamento do livro “Cinco peças e uma farsa”
Quando: 29 de Março  
Onde: Memorial de Curitiba
Horário: 16h  
Valor: R$ 49,90 
Informações: www.cosacnaify.com.br

Nenhum comentário: