segunda-feira, 27 de outubro de 2014

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA BIENAL TRAZ MAIS DE 100 ATRAÇÕES A CURITIBA

Festival Internacional de Cinema da Bienal traz mais de 100 atrações a CuritibaEvento será realizado entre 28/10 e 8/11 e tem patrocínio da Petrobras

A Petrobras é patrocinadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Artes Visuais de Curitiba (Ficbic), que começa no próximo dia 28 e tem na programação mais de cem filmes, entre curtas-metragens, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Toda a programação é gratuita. Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal, também patrocinada pela Petrobras, o festival passa a ser anual, a partir deste ano.

Organizado pela Bienal Internacional de Curitiba, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Sérgio Alpendre, o festival apresentará as mostras principais “Panorama do Cinema Mundial” e “Panorama do Cinema Brasileiro” de 3 a 8 de Novembro. A seleção de 20 filmes inclui participantes e premiados em festivais internacionais, tais como o documentário "National Gallery” (fotografia), de Frederik Wiseman (EUA e França, 2014) e os longas "Queen & Country”, de John Boorman (Reino Unido, Irlanda, França, Romênia, 2014) e “Dois casamentos”, de Luis Rosemberg Filho (Brasil, 2012).

Também fazem parte da programação as sessões “Cinema em Retrospectiva”, que reúnem uma seleção de filmes realizados pelo francês Eugène Green, cineasta e dramaturgo, realizador dos filmes "A Religiosa Portuguesa", "Todas as Noites" e "O Mundo Vivente".

Mostra competitiva e programação infanto-juvenil
A mostra competitiva do festival, “Circuito Universitário”, procura fomentar e reconhecer a produção realizada em universidades e será aberta no dia 28 de outubro com workshop de Jonathan Whittaker, da New York Film Academy (NYFA), produtor e diretor de curtas-metragens, videoclipes, documentários, entre outras produções. Os vencedores da mostra competitiva ganharão um curso na NYFA.

A mostra “Universo Z” é voltada a alunos da rede pública de ensino, com curadoria de Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky.

A mostra paralela “+Circuitos” apresenta filmes que se destacaram fora do circuito comercial. Parte dos filmes que integram a programação do Ficbic irá compor uma mostra itinerante, com sessões marcadas em Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guaíra e Paranaguá.

Serviço:  Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (Ficbic)
De 28 de Outubro a 8 de Novembro

Mostra “Panorama do Cinema Mundial”: de 3 a 8 de Novembro
Mostra “Panorama do Cinema Brasileiro”: de 3 a 8 de Novembro
Mostra competitiva “Circuito Universitário”: de 28 a 31 de Outubro
Mostra “Cinema em Retrospectiva”: 2 de Novembro
Mostra “+ Circuitos”: de 2 a 7 de Novembro
Entrada gratuita em todos os eventos
Informações e programação no site:
www.ficbic.com.br

Nenhum comentário: