quinta-feira, 30 de outubro de 2014

NATURA APRESENTA ELBA RAMALHO EM CORDAS, GONZAGA E AFINS NO GUAÍRA


Natura apresenta Elba Ramalho no espetáculo Cordas,
Gonzaga e Afins
, dia 31 de Outubro, no Teatro Guaíra
Sucesso de público e crítica, show que está em turnê nacional pelo Natura Musical homenageia o Rei do Baião e os 35 anos do lançamento do primeiro álbum de Elba Ramalho
 
O espetáculo pernambucano Cordas, Gonzaga e Afins, que faz homenagem a Luiz Gonzaga e aos 35 anos de lançamento do primeiro álbum de Elba Ramalho, Ave de Prata, completados este ano, chega à Curitiba, para única apresentação, no dia 31 de outubro, às 21h, no Teatro Guaíra.
Aclamado por crítica e público, o show reúne no palco a cantora Elba Ramalho, acompanhada do grupo instrumental SaGRAMA, o quarteto de cordas Encore e o sanfoneiro carioca Marcelo Caldi.
 
A apresentação faz parte da série de shows Natura Musical: o projeto que inclui a turnê e seu registro em DVD foi selecionado pelo Edital Nacional 2013 do programa Natura Musical.
Criado pela produtora cultural e jornalista Margot Rodrigues, o projeto traz uma nova roupagem armorial para as canções do “Mestre Lua” e o universo que o inspirava. Elba revive no palco seus momentos de atriz interpretando textos do dramaturgo Newton Moreno e João Cabral de Melo Neto.
 
O repertório conta com 32 canções, muitas delas do Rei do Baião e outras dos seus ‘afins’, entre eles Caetano Veloso e Gilberto Gil, com “O ciúme” e “Domingo no Parque”, respectivamente. Entre as músicas de Gonzagão estão “Algodão”, “ Assum Preto”, “Braia Dengosa”, “Sabiá” e “Que Nem Jiló”, além da inédita “Gravitacional” composta por Marcelo Jeneci especialmente para o espetáculo.
Fotografia de: Alex Ribeiro.
Cordas, Gonzaga e Afins faz encontro musical do popular com o erudito com cello e violinos, com arranjos e direção musical do maestro Sérgio Campelo. O espetáculo já foi visto e aplaudido por cerca de sete mil pessoas nas cidades de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife, onde aconteceu a gravação de DVD, e, depois de Curitiba, segue para Belo Horizonte (21/11) e São Paulo (25 e 26/11). Os ingressos estão sendo comercializados na bilheteria do Guairão e no DiskIngressos e custam entre R$50 e R$ 100. O show tem 90 minutos de duração, dividido em dois atos, mostrando a trajetória da carreira de Luiz Gonzaga do Sertão ao Mar.
Além de Campelo, André Brasileiro assina a direção do espetáculo, acentuando a dramaticidade de Elba Ramalho que, por meio das imagens do VJ Gabriel Furtado, levará o público ao sertão gonzaguiano. Para essa viagem, o espetáculo utiliza projeções da Caravana  TimeLapse, que inova na técnica de captação de imagens raras e naturais. Em um dos ensaios, o Tupiaganga, feito no Rio de Janeiro, a captação foi feita de cima de vários prédios, escalando picos e morros. Outro projeto foi o Mandacaru, que captou a alma da cidade abandonada de Cococi, no Ceará. O cenógrafo, maquiador e professor de cênicas Marcondes Lima une a estética sertaneja e contemporânea nas texturas e cores, presentes também no figurino de Elba, que tem auxílio dos estilistas pernambucanos Carol Azevedo, Gustavo Silvestre, Carol Silveira, Vagamundo e Refazenda.
 
Cordas, Gonzaga e Afins foi selecionado pelo edital nacional 2013 do Natura Musical para receber o patrocínio do programa. Para a gerente de Apoios e Patrocínios da Natura, Fernanda Paiva, o espetáculo vai ao encontro de uma das propostas do Natura Musical que é celebrar marcos de carreira de artistas consagrados. “Elba completa 35 anos de carreira e é uma das grandes intérpretes da nossa história. A proposta de reverenciar a obra de Luiz Gonzaga reunindo grandes músicos é uma grande oportunidade de valorizar um segmento importante do patrimônio musical brasileiro”, finaliza.


Próximos shows
21 de novembro – Belo Horizonte no Sesc Palladium
25 e 26 de novembro – São Paulo no Theatro Net

Nenhum comentário: