quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CAPITULO 4 do FESTIVAL LITERÁRIO E O ENCERRAMENTO DO LITERCULTURA 2014

Litercultura 2014 termina com grande festival em novembro

Festival Literário de Curitiba divulga a programação do último capítulo com quatro dias de arte e cultura no Clube Concórdia

Como um bom livro, o Litercultura – Festival Literário de Curitiba - chega ao seu capítulo final despertando fortes emoções. A organização preparou um grande happening para o último capítulo de 2014. Entre os dias 20 e 23 de novembro passarão pelo Clube Curitibano (sede Concórdia, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815 no São Francisco), grandes nomes da literatura, da música e do cinema, confirmando a posição do evento como um festival de todas as artes. A programação é inteiramente gratuita mediante a retirada de ingressos antecipadamente. 

O Grande Festival começa na noite de quinta-feira, dia 20 de Novembro com o show da cantora Thaís Gulin. No dia seguinte inicia uma série de oficinas e conferências com nomes da literatura nacional e internacional, muitos inéditos em Curitiba. A programação termina no dia 23 (domingo) com a conferência do escritor chileno Antonio Skármeta, autor da icônico O Carteiro e o Poeta e de uma obra que tem na poesia seu grande “motor”. 
Destaques 
Uma das revelações da música brasileira nos últimos anos, Thaís Gulin nasceu em Curitiba, mas construiu sua carreira musical no Rio de Janeiro. Sobe ao palco do Concórdia trazendo um repertório baseado em seus dois discos, Thaís Gulin (2007) e ôÔÔôôÔôÔ (2011) e no EP Cinema Big Butts (2011).

Na sexta (21) inicia a oficina de três dias sobre Como criar e publicar e-books, ministrada pelo escritor Manuel Funes. No mesmo dia, participam de conferências o músico Luiz Tatit, o escritor e tradutor norte-americano Peter Wortsman, Homero Gomes e Manuel Funes, o diretor do museu do Design de Londres Deyan Sudjic, o autor e tradutor israelense Ioram Melcer, o poeta curitibano Ricardo Corona e sua parceira Eliana Borges e a cantora Alessandra Leão.

No sábado, o Litercultura inicia com um painel sobre poesia curitibana com Robson Lima. Na sequência, as conferências do escritor e biógrafo Toninho Vaz, os escritores Luiz Felipe Leprevost e Cezar Tripalli, a exibição do docudrama O Universo Graciliano, com a presença de seu diretor, Sylvio Back; o escritor Fernando Báez com sua implacável defesa pelo livro; Eric Nepomuceno e, fechando a noite, um círculo de leitura com Flavio Stein.

Encerrando a programação 2014, no domingo, novos grandes encontros aguardam o público: José Castello e o português Almeida Faria falam das paixões que movem as suas prosas; Paulo José de Miranda conversa com Pedro Gonzaga; o antropólogo José Antonio González Alcantud com a virtude terapêutica do ler. A última conferência traz a Curitiba de forma inédita o escritor chileno Antônio Skármeta, que mostrará com exemplos especilmente escolhidos para o Litercultura como Neruda, Jorge Manrique, Gabriela Mistral, García Lorca e outros são mais do que inspiradores.
A programação completa está em anexo e merece ser “devorada”.

Viagem em capítulos
O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. Em sua segunda edição, o festival foi dividido em quatro capítulos ao longo deste 2014. O primeiro, realizado em maio, teve como tema Cultura e Futebol, trazendo a Curitiba grandes nomes da literatura e da crônica esportiva.

Em Agosto, o festival trouxe de forma inédita para a capital paranaense Valter Hugo Mãe, um dos principais escritores atuais da língua portuguesa. E, em outubro, foi a vez do antropólogo e cantor de flamenco Manuel Lorente, reconhecido mundialmente por seu estilo original inspirado nos “cantes” e o violonista flamenco Raúl Mannola, pesquisador e professor do conservatório de Madri.

O Litercultura é uma realização da Gusto, tem patrocínio da Volvo (master) e do Banco Itaú. Neste capítulo recebe ainda o patrocínio prata da Petrobras. Apoios: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e Itaipu Binacional.

Sobre o Litercultura
O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Site: www.litercultura.com.br
Facebook: www.facebook.com/litercultura

Litercultura 2014 – Quarto Capítulo
Grande Festival com shows, conferências, oficinas e mesas-redondas
De 20 a 23 de Novembro (quinta a domingo) de 2014
Clube Curitibano – Sede Concórdia - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815 – São Francisco, fone (41) 3222-8685
Patrocínio: Volvo e Banco Itaú
Patrocínio prata para esta edição: Petrobras
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba,  Prefeitura Municipal de Curitiba e Itaipu Binacional
Ingressos gratuitos devem ser retirados com antecedência no Memorial de Curitiba, desde o dia 4 de Novembro. De terça a sexta, do meio-dia às 19h30, e aos sábados, das 9hs às 15 horas.


Nenhum comentário: