sábado, 15 de novembro de 2014

FESTIVAL OLGA KIUN NA CAPELA SANTA MARIA


A agenda cultural da cidade tem entre seus destaques o Festival Olga Kiun, que acontece na Capela Santa Maria Espaço Cultural, nos dias 18, 19, 21 e 22 de Novembro. O evento celebra os vinte anos de intensa produção artística e pedagógica, no Brasil, da eminente pianista russa, contando com quatro apresentações, sempre às 20h. Abrindo a programação, na terça-feira (18), Olga Kiun executa obras de Sergei Rachmaninov, uma de suas especialidades.
 Na quarta-feira (19), recital dos pianistas Luiz Guilherme Pozzi, Estefan Iatcekiw, Bruno Theiss, Davi Sartori, Clenice Ortigara, Paulo Emiliano Piá de Andrade, Pablo Rossi e Duo Palheta ao Piano. Nos últimos dois dias do Festival (21 e 22), serão executados os Cinco Concertos para Piano e Orquestra de Ludwig van Beethoven, de forma integral, apresentados em sequência pela primeira vez em Curitiba pela Orquestra do Festival. A regência é do maestro paulistano Osvaldo Colarusso, tendo como solistas Pablo Rossi, Davi Sartori, Paulo Emiliano Piá de Andrade, Olga Kiun e Luiz Guilherme Pozzi.
O maestro Colarusso estudou regência com Eleazar de Carvalho, composição com Michel Philippot e aperfeiçoou-se em regência de orquestra com o maestro russo Genady Roshdestvensky. De 1980 a 1985, foi maestro do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, época em que foi premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Após esse período, foi maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250 apresentações, entre concertos, óperas e balés, além de ter gravado um CD com obras de Heitor Villa-Lobos.
Desde 1980 Osvaldo Colarusso tem atuado frente às principais orquestras do país, com um repertório extremamente vasto. Regeu a primeira montagem brasileira de Erwartung de Schoenberg, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No Festival de Lenzburg, na Suíça, regeu Pierrot Lunaire, do mesmo autor. Além de suas atividades como regente, produz e apresenta programas de música clássica na Rádio Estadual do Paraná e mantém uma classe de Harmonia e Análise. Desde 2011, também é responsável pelo blog "Falando de Música". 
Olga Kiun. Fotografia de: Alice Rodrigues.
A homenageada – A pianista russa Olga Kiun, que reside em Curitiba desde 1991, descende de tradicional família de músicos soviéticos. Começou a estudar piano aos seis anos de idade com sua mãe e sua avó, professoras do Conservatório Musical de Kishinev. Aos nove anos, fez seu primeiro recital solo e, aos 12 anos, realizou seu primeiro concerto como solista de orquestra.
 Estudou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, obtendo o doutorado no Conservatório de Leningrado, atual Conservatório de São Petersburgo. Olga Kiun integrou o “Mosconcert”, extinta sociedade artística estatal, realizando vários concertos com orquestras, além de numerosas gravações para rádio e televisão por toda ex-União Soviética. Seu repertório abrange compositores do século 17 até os contemporâneos, com ênfase nos românticos.
A pianista apresentou-se na Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai e Peru. Seu primeiro concerto no Brasil foi em 1991, em Curitiba, recebendo calorosa acolhida do público e da crítica especializada. Também foi solista de conceituados grupos, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Estado de São Paulo, Orquestra Nova Filarmônica (SP), Orquestra Sinfônica de Campinas (SP) e Camerata Antiqua de Curitiba. Trabalhou com os regentes Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso e Roberto Minczuck.
 Além de atuar como professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Olga Kiun desenvolve intensa atividade artística, participando de vários festivais de música, no Brasil e no exterior.

Serviço: Festival Olga Kiun, nos dias 18, 19, 21 e 22 de Novembro de 2014.
Programação:
Dia 18 (terça-feira), às 20h – Recital da pianista Olga Kiun, com obras de Rachmaninov.
Dia 19 (quarta-feira), às 20h – Recital dos pianistas Luiz Guilherme Pozzi, Estefan Iatkewic, Bruno Theiss, Davi Sartori, Paulo Emiliano Piá de Andrade, Pablo Rossi e Duo Palheta ao Piano.
Dias 21 e 22 (sexta-feira e sábado), às 20h – A Orquestra do Festival, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso executa os Cinco Concertos para Piano e Orquestra de Beethoven, tendo como solistas Pablo Rossi, Davi Sartori, Paulo Emiliano Piá de Andrade, Olga Kiun e Luiz Guilherme Pozzi.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.

Nenhum comentário: