ARTISTA CURITIBANA SE DESTACA NA ARTE EM VIDRO EM VENEZA

The Venice Glass Week 2018 em Veneza


180 eventos entre mostras, conferências, projeções, atividades didáticas, noites temáticas 
ateliers abertos ao público fazem parte deste evento internacional

Em 2017, a designer e artista visual Désirée Sessegolo, brasileira, cidadã italiana radicada em Marano Vicentino, estava a passeio por Veneza e ficou encantada com um festival que estava acontecendo por lá: o The Venice Glass Week. Um festival internacional realizado na cidade de Veneza, na Itália, que é dedicado à arte em vidro, com particular atenção ao vidro de Murano. O festival envolve muitas das principais instituições de Veneza com objetivo de revitalizar e apoiar uma das mais importantes atividades artísticas e criativas da cidade. 
A primeira edição do festival que aconteceu no ano passado recebeu mais de 75 mil visitantes em uma semana. Nesta segunda edição, que será realizada entre os dias 9 e 16 de Setembro, serão promovidos 180 eventos entre mostras, conferências, projeções, atividades didáticas, noites temáticas e ateliers abertos ao público, onde 150 artistas exibirão suas obras. Dentre os participantes foram selecionados apenas 3 brasileiros, os Irmãos Campana e Désirée Sessegolo. “Ter sido selecionada pela curadoria do festival, junto com artistas de todo o mundo e mais, junto a grandes mestres venezianos, equivale dizer que a obra é reconhecida por quem mais entende de arte em vidro no mundo. E vou mais longe: com isso tenho a possibilidade de levar uma mensagem preservacionista chamando atenção para o desmatamento da Amazônia”, revela a designer e artista visual que leva para a The Venice Glass Week 2018 as peças da instalação Amazzonia que recentemente fez parte da exposição Desvazio: Interferências em Cobogós, em Curitiba.

De acordo com um post publicado nas redes sociais oficiais do evento, o The Venice Glass Week 2018 decidiu expor a obra Amazzonia para sensibilizar as pessoas sobre a destruição da floresta, transformando o vidro em poesia, proporcionando assim, um jogo de luzes e sombras graças a sua incrível técnica. “A obra faz um apelo pela preservação do meio ambiente, em especial à Floresta Amazônica, que além de abrigar milhares de espécies da fauna e flora, desenvolve um importante papel no ciclo das águas e na purificação do ar”, explica Désirée.

Amazzonia é uma instalação produzida em Vidro Celular com técnica exclusiva da artista. É composta por 50 peças em vidro colorido verde, num jogo entre folhas corroídas e suas sombras recortadas projetadas na parede de fundo. “A obra estabelece uma analogia entre força e fragilidade, destruição e transformação”, destaca Désirée. A obra está instalada no The Venice Glass Week Hub - Palazzo Querini, localizado na Cale Lunga, 2641 – San Barnaba – Veneza, e sua inauguração está agendada para o dia 11 de Setembro às 19h.

Sobre o The Venice Glass 2018
É um evento promovido pelo Comune de Veneza, idealizado e organizado pela Fondazione Musei Civici di Venezia, Le Stanze del Vetro, Fondazione Giorgio Cini, Istituto Veneto di Cience, lettere ed Arti e Consorzio Promovetro Murano.

Serviço: The Venice Glass Week 2018 | Exposição de Désirée Sessegolo - Amazzonia
Data: 11 a 16 de Setembro de 2018
Local: The Venice Glass Hub, Palazzo Querini
Endereço: Calle Lunga San Barnaba - Dorsoduro 2691 - 30123 - Veneza - Itália
Entrada: Gratuita Informações: www.theveniceglassweek.com/listing/amazzonia/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS