terça-feira, 2 de outubro de 2018

ARTISTAS PLÁSTICOS PARANAENSES MOSTRAM NOVO OLHAR SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


No Museu Oscar Niemeyer a abertura da exposição acontece nesta quarta-feira (03.10)

Artistas plásticos paranaenses abrem a Exposição ODS&ARTE - um novo olhar sobre o mundo, nesta quarta-feira (03.10), no Museu Oscar Niemeyer, às 19h15 horas. A  exposição apresenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Depois da capital,  as obras seguem para outras cidades paranaenses, demais estados e também para o exterior. O resultado pode ser visto no site www.odsarte.pr.gov.br.

O projeto ODS&ARTE é inédito e idealizado e coordenado por Nemécio Müller, coordenação artística de Osmar Carboni, sob a curadoria de Sabine Feres, vice-presidente da APAP/PR - Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Nemécio explica que foram convidados 17 artistas e cada um recebeu a missão de transformar um ODS em uma nova imagem. É necessário que haja um impacto na sociedade para provocar um despertar de consciência, afirma o criador do projeto. Ele destaca que, de acordo com as pesquisas, o envolvimento do Brasil com os ODS no período de 2015 a 2017 foi de apenas 1%. "Não pude me conformar com este ínfimo número e busquei então, por meio da arte, a sensibilização das pessoas. Creio plenamente no que disse John Butler: "A arte muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo" , depõe Nemécio.

A curadora da exposição afirma que os artistas receberam a tarefa de interpretar e criar, cada qual dentro da sua linguagem, uma imagem que reuniversalizará por meio da arte os 17 ODS. "O desafio foi transpor a sua criação em telas de 90x90x4cm e chassi de pinus, pintadas com tinta acrílica a base d´água (atóxica), tudo para priorizar a sustentabilidade", assinala Sabine Feres.

O conceito foi baseado em proposta que leva em conta originalidade, criatividade e respeito ao meio ambiente. "Somos resultado de um processo social, cultural, histórico e artístico, portanto, para que ocorram mudanças culturais no âmago das políticas de desenvolvimento sustentável e de cidadania, precisamos garantir uma ampliação das visões, possibilitar novos caminhos ao ser humano e evitar as consequências dos impactos globais", acentua a vice-presidente da APAP/PR.

A exposição visa incentivar e fomentar a arte, "construímos um trabalho com ênfase sistêmica e mensurável das contribuições culturais para o desenvolvimento sustentável. Temos o dever e a obrigação de deixar um verdadeiro legado para as futuras gerações", sublinha Sabine. Ela informa que os artistas participantes são associados da APAP/PR, uma das primeiras e únicas entidades do gênero no Brasil, que completa 35 anos.



Os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  representam uma agenda universal construída com o envolvimento ativo da ONU por meio de seu trabalho na Agenda 2030. Os ODS são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável,  saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho descente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura,  redução das desigualdades,  cidades e comunidades sustentáveis,  consumo e produção responsáveis,  ação contra a mudança global do clima; vida na água,  vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

Serviço: Abertura Exposição ODS&ARTE
Data: quarta-feira (03/10), às 19h15
Local: Museu Oscar Niemeyer - MON
Endereço: Rua  Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba/PR
Mais informações:  
www.odsarte.pr.gov.br

Ficha técnica
Coordenação Geral: Nemécio Muller
Curadoria: Sabine Feres
Artistas:  Alfi Vivern, Francisco Borges Laranjal, Rettamozo, Marisa Vidigal, Katia Velo, Elisiane Correa Wenger, Estela Sandrini, Meg Gerhardt, Marcello Romeiro, Claudia Lara, Vidal, Leopoldino De Abreu, Denise Abujamra, José Humberto Boguszewski, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni e Suzana Lobo
Produção de Arte: Luiz Gustavo Dalazen
Projeto Gráfico: Rafael Caneparo
Web Designer: Jonathas Mikosz de Moura
Fotografia: Walter Martins
Projeto da Logomarca: Sandra Hiromoto
Tradução dos textos: Oscar Mistage Henríquez
Parceiros: Governo do Paraná, APAP/PR, CELEPAR, Museu Oscar Niemeyer -MON,  BRDE, Viccenza, Le Papier, Molduras Festina, Imperial Tecidos.

Nenhum comentário: