FÁBIO ZANON MOSTRA O VIOLÃO BEM BRASILEIRO DE VILLA-LOBOS E MIGNONE, NA CAIXA CULTURAL

Fábio Zanon, um dos mais importantes violonistas do país é a atração da Série Solo Música nesta terça-feira, 10 de dezembro, às 20 horas, na CAIXA Cultural de Curitiba. O músico fará um recital com uma das suas especialidades: música brasileira para violão em homenagem aos compositores Francisco Mignone (1897-1986) e Heitor Villa-lobos (1887-1959). Em novembro completaram-se 60 anos da morte de Villa-lobos, cuja obra para violão tornou-se referência mundial. Um dia antes do recital, na segunda-feira (9), Fábio realiza master-class aberta ao público, às 19h também na CAIXA Cultural. 

Foto: Eduardo Sardinha. 

É uma honra ter Fábio Zanon na programação da Série Solo Música. Ele é referência no instrumento, com uma bela carreira internacional. E o repertório é simplesmente belíssimo, com ambos os compositores realizando um diálogo entre a música clássica e a popular”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor do projeto. De Mignone, Zanon fará quatro Estudos. De Villa-lobos, o Choro nº 1, três Estudos e a integral dos Prelúdios. A propósito, a gravação que Fábio realizou em 1997 com a obra integral do compositor é referência. O CD foi lançado nos EUA pelo selo Musicmasters Classics e no Brasil, em 2010, pelo selo Biscoito Fino.

Virtuoso e divulgador do violão  
Fábio Zanon é reconhecido internacionalmente, mantendo importante atividade como instrumentista, regente, professor, escritor e comunicador. Natural de Jundiaí, São Paulo, estudou violão inicialmente com seu pai e, mais tarde, com os professores Antonio Guedes, Henrique Pinto e Edelton Gloeden. Mudando-se para Londres em 1990, estudou na Royal Academy of Music com Michael Lewin, e participou de master-classes de Julian Bream e John Williams. Obteve seu mestrado na Universidade de Londres.
Em 1996, venceu dois dos maiores concursos internacionais de violão: o certame Francisco Tárrega (Espanha) e o GFA – Guitar Foundation of America (EUA). Recebeu os prêmios Moinho Santista em 1997, Carlos Gomes em 2005, Bravo! em 2010 e foi indicado para o Grammy Latino em 2011. Em 2014 foi eleito “Fellow” da Royal Academy of Music, onde desde 2009 atua como professor visitante.
Seu repertório inclui mais de 40 concertos para violão e orquestra, muitos dos quais executados em estreia mundial, e virtualmente todo o repertório de câmara. Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 50 países.
Concebeu, escreveu e apresentou cerca de 200 programas para a Rádio Cultura, de São Paulo, inclusive as séries A Arte do Violão e O Violão Brasileiro. É autor do livro Folha Explica – VillaLobos. Atua regularmente como professor no Master Guitarra Alicante (Espanha) e no Festival de Lisboa‑Estoril (Portugal). Desde 2014 é coordenador artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Serviço: Música: Série Solo Música – Fábio Zanon
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Data: 10 de Dezembro, terça-feira às 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h.)
Duração: 70 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Master-class com Fábio Zanon
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Data: 9 de Dezembro
Horário: segunda-feira às 19h.
Ingressos: entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"