Sinfônica do Paraná faz "Clássicos Sertanejos" no Museu Oscar Niemeyer

Sinfônica do Paraná faz "Clássicos Sertanejos" no Museu Oscar Niemeyer

Concerto traz arranjos para "Luar do Sertão", "É o amor", "Evidências" e várias outras melodias que tocam o coração

Ao completar 37 anos, a Orquestra Sinfônica do Paraná revela toda sua capacidade de encantar plateias, do erudito ao popular, passando pela música antiga e contemporânea. Com o concerto “Clássicos Sertanejos”, o corpo musical do Centro Cultural Teatro Guaíra viajou em maio pelo Paraná para apresentar versões orquestradas de músicas populares que tocam o coração dos paranaenses. Para trazer ainda mais sintonia com o público, a apresentação final, gratuita e realizada ao ar livre, acontece neste domingo, 5 de Junho, no vão livre do Museu Oscar Niemeyer, às 11h, em Curitiba.

Na programação estão desde “No Rancho Fundo”, de Chitãozinho e Xororó, passando por “Bicho do Paraná”, de João Lopes e “É o amor”, de Zezé Di Camargo, até “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense e “Amanheceu Peguei a Viola”, de Renato Teixeira, entre outras músicas que compõem os 50 minutos de encantamento.

Entendo uma orquestra como organismo vivo, pulsante e flexível. Por mais que tenha quase a totalidade de sua temporada dedicada aos clássicos, o conjunto pode - e deve - trocar musicalmente com a sociedade à sua volta”, avalia Carlos Prazeres, maestro convidado dessa empreitada e que rege a Orquestra Sinfônica da Bahia desde 2011. “Ao executar música sertaneja, esta troca está estabelecida. O público que ali está, passa a ter uma nova imagem da orquestra, se dispondo a conhecê-la em seu habitat natural, onde reinam de Bach a Villa-Lobos. Trocar, jamais tentar ‘civilizar’, este é o mote. E, como diria Milton Nascimento, temos que ir aonde o povo está.”  

SERVIÇO: Clássicos Sertanejos
Curitiba - Museu Oscar Niemeyer - 5 de Junho, às 11h
Entrada franca.  

Confira a programação completa em www.comunicacao.pr.gov.br

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da SANEPAR, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Londrina e Prefeitura Municipal de Maringá; com o patrocínio da COPEL; e com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Superintendência-Geral da Cultura, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Pátria Amada, Brasil. 

PROGRAMA:  
BRAHMS, Johannes
Dança Húngara nº 5 

Chitãozinho e Xororó
No Rancho Fundo

João Lopes
Bicho do Paraná  

Zezé Di Camargo
É o amor  

Catulo da Paixão Cearense
Luar do Sertão  

Renato Teixeira
Amanheceu Peguei a Viola  

Lourival dos Santos
Rio de Piracicaba  

Renato Teixeira
Romaria  

Marília Mendonça
Infiel  

Di Paullo e Paulino
Estrelinha  

José Augusto e Paulo Sérgio Valle
Evidências  

Maiara, Frederico Nunes e Gabriel Agra 
Lágrimas  

Sobre a OSP - Desde 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná escreve uma história admirável de talento e dedicação à música. Por sua trajetória, já passaram os maestros Alceo Bocchino, Osvaldo Colarusso, Roberto, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira e Stefan Geiger, além de mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, com um acervo de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. No currículo da OSP já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS