A FIEP INAUGURA CENTRO CULTURAL

SISTEMA FIEP INAUGURA NOVO CENTRO CULTURAL COM ARTE CLÁSSICA E CONTEMPORÂNEA
O Centro Cultural Sistema FIEP – localizado no pavimento térreo do edifício sede da entidade, na Avenida Cândido de Abreu, com 521 metros quadrados dedicados a promoção da arte e da cultura.

A exposição inaugural “Uma Homenagem à Arte Paranaense” reúne obras de artistas clássicos e a mostra da artista contemporânea Vera Lilia. A exposição entrelaça passado, presente e futuro da arte paranaense, convidando o público a uma viagem ao tempo e à memória da cultura local.
O fio condutor deste passeio é Antonio Mariano de Lima, patrono do Centro Cultural Sistema FIEP, artista português visionário que promoveu o encontro do operário com as artes no final do Século XIX, no Liceu de Artes e Ofícios da então Província de Curitiba. O Liceu foi frequentado por artistas que, décadas depois, fundaram a Escola de Belas Artes do Paraná, como Alfredo Andersen.

"Uma Homenagem à Arte Paranaense” estarão expostas doze obras de artistas clássicos do Paraná: Alfredo Andersen, Arthur Nísio, Erbo Stenzel, Estanislau Trape, Lange de Morretes, Guido Viaro, João Turin, João Zaco Paraná, Leonor Botteri, Oswald Lopes, Theodoro de Bona, Waldemar Curt Freysleben.

Segundo a curadora Maria Cecilia Araujo de Noronha, “a exposição é um recorte da arte paranaense e pretende enfatizar os desdobramentos que a Escola criada por Mariano de Lima possibilitou à cidade de Curitiba”.

Pinheiros - Fazendo referência à arte paranaense contemporânea, a artista plástica Vera Lília mostrará um trabalho que valoriza os Pinheiros do Paraná. Suas esculturas exploram três elementos: resina de poliéster, cerâmica e bronze. “São peças figurativas que homenageiam as coisas do Paraná. É uma honra inaugurar uma galeria”, comenta Vera Lília, que em 2011 celebra os vinte anos da sua primeira exposição, realizada em Curitiba.

Com foco na inovação e no futuro, a exposição “Uma Homenagem à Arte Paranaense” ainda surpreende o público ao retratar com tecnologia as obras de artistas clássicos que compõem a paisagem urbana da cidade e convivem com os curitibanos há várias gerações.
Um exemplo dessa onipresença são as calçadas de Curitiba, que foram projetadas por Frederico Lange de Morretes e as pessoas não se dão conta que convivem com uma autêntica obra de arte.

Na exposição serão representadas cinco intervenções arquitetônicas assinadas por artistas clássicos do Paraná, que o público poderá conhecer por meio de uma representação holográfica jamais vista em exposições no Estado. Com a tecnologia inovadora, será possível visualizar a obra como se estivesse no local, de todos os ângulos.

O Centro Cultural conta com duas salas multifuncionais, que juntas possuem 521 metros quadrados, mas a área total do pavimento do Centro Cultural chega a 1.000 metros quadrados. Os espaços são totalmente neutros, de forma a poder receber qualquer tipo de obra, e possuem iluminação adequada e painéis articuláveis, que permitem diversas possibilidades de disposição para as obras.

O Centro Cultural Sistema FIEP preza pela boa localização, pela acessibilidade e boa visibilidade, tornando-se nova opção atrativa para artistas e comunidade, que podem utilizar o espaço também. As orientações para inscrever projetos de utilização do Centro Cultural Sistema FIEP estão disponíveis no site do SESI - www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural.

**** Centro Cultural Sistema FIEP estará aberto para receber projetos da comunidade e pretende aproximar o setor industrial da cultura.


Na mesma ocasião inaugura a exposição: “Uma Homenagem à Arte Paranaense”, com obras de artistas clássicos paranaenses, esculturas de Vera Lília e tecnologia holográfica
Data: De 18 de Março a 21 de Maio
Horários: De quarta a domingo, das 10h às 19h.
Local: Centro Cultural Sistema Fiep – Av. Cândido de Abreu, 200 Centro
Informações: 0800 6480088 e www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural
Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS