CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA ENCERRA TEMPORADA COM O ORATÓRIO DE BACH

A
Camerata na Capela Santa Maria. Fotografia de: Alice Rodrigues.
Camerata Antiqua de Curitiba escolheu para encerrar a temporada de concertos deste ano a obra Weihnachts Oratorium BWV 248 (Oratório de Natal), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). O espetáculo, terá como maestro o belga Peter van Heyghen, especialista em música antiga, regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti, em Bruxelas. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h do dia 12 (sexta-feira) e às 18h30 do dia 13 (sábado).
Também atuam como solistas nesse evento os cantores alemães Christine Hoffmann (soprano), Jan Kullmann (contralto) e Achim Hoffmann (baixo), mais o inglês Robert Buckland (tenor). Tanto o regente como os solistas estrangeiros vêm para o Brasil a convite da Camerata especialmente para esse concerto. No caso dos solistas alemães, é a primeira vez que se apresentam no país. Todos com sólidas carreiras na Europa, eles proporcionam para o coro da Camerata uma experiência inédita ao dividir o palco com os cantores curitibanos. O regente Peter van Heyghen já se apresentou com a Camerata no ano passado, num dos concertos da temporada de 2013. 
A obra escolhida pela Camerata para encerrar o ano é uma das maravilhas do repertório barroco e revela a crença fervorosa e sincera das composições sacras de Bach. Com o evidente objetivo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, a peça finalizada em 1734 tem como texto básico trechos dos Evangelhos de Lucas e Mateus, complementado com versos do poeta Christian Friedrich Henrici, conhecido por "Picander".

Para executá-la, a Camerata estará sob o comando de um dos maiores especialistas na música antiga. As atividades musicais de Peter Van Heyghen são múltiplas. Como flautista, realiza concertos solo e turnês com o grupo de música antiga sediado em Antuérpia More Maiorum.É regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti em Bruxelas. Realiza concertos com as orquestras barrocas dos Conservatórios de Bruxelas e Haia. Como professor de prática da performance histórica (renascentista e barroca), ensina nos departamentos de Música Antiga dos conservatórios de Bruxelas e Haia. Além disso, ele é regularmente convidado para dar palestras e ministrar masterclasses em conservatórios e universidades de todo o mundo. Desde 2012 ele é também Courtesy Professor of Musicologyda Universidade de Oregon (Eugene, EUA).
A temporada de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba em 2014 foi patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"