EXPOSIÇÃO" FACES AFRICANAS - OS POVOS DO RIO OMO" NA AMORC

Exposição apresenta máscaras que revelam a forma colorida de ser de um povo muito peculiar

Esta é última exposição de 2017 no Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem RosacruzAMORC, em Curitiba, vai ao encontro do mês da Consciência Negra no Brasil e exibe cerca de 20 máscaras que representam formas e expressões humanas dos povos que vivem nas comunidades tradicionais às margens do Rio Omo, na Etiópia. A mostra Faces Africanas – Os povos do Rio Omo pode ser apreciada entre os dias 13 de novembro e 19 de dezembro e a entrada é gratuita. Os povos do Rio Omo são conhecidos por suas pinturas corporais que se aperfeiçoaram ao longo dos anos graças as condições geológicas do local onde vivem, o vale Rift. Essa é uma região vulcânica onde é possível extrair vários pigmentos naturais que dão origem aos desenhos coloridos que são estampados na pele desses povos.

Em 2015 o artista plástico, design e historiador Jair Soares Junior, da cidade de Carmo do Rio Claro - Minas Gerais, montou uma exposição chamada “Máscaras do Mundo” em que abordava no universo das máscaras e do mascaramento humano as diversidades expressivas nas mais variadas culturas. Faces Africanas – Os povos do Rio Omo foi extraída de uma dessas culturas pesquisadas. A inspiração e a ideia de uma exposição com esse tema surgiram ainda na composição da mostra anterior, tamanho o impacto da descoberta.
E pensando nisso, Jair escolheu a capital paranaense para expor suas máscaras pelo contexto cultural que a cidade oferece, “Curitiba é uma cidade com forte referencial cultural, onde as ações e expressões que acontecem nela refletem de maneira positiva no restante do país. Eu considero que uma exposição em Curitiba abre novas visões e reflexões qualitativas sobre o meu trabalho”, diz Jair.
Transitando entre o moderno e o clássico, Jair Soares Junior é um escultor figurativo que busca demonstrar em seu trabalho as formas de expressões humanas numa linguagem que se aproxima do realismo. “A escultura e a tridimensionalidade são um dos exercícios artísticos mais instigantes, pois impõe ao apreciador a forma física que avança no espaço. Eu particularmente espero que os visitantes desta exposição percebam nessa dinâmica uma possibilidade de conversação artística, que vivam uma experiência”, completa o artista que vê o seu exercício artístico desta mostra como um elogio ao humano representado por esses povos do Rio Omo.
Há trinta anos dedicando-se ao trabalho com a arte, Jair ressalta que suas obras possibilitam novas descobertas artísticas e que no processo criativo o exercício é fundamental, indissociável a existência. O artista ainda revela o que o público vai sentir nesta exposição: “provavelmente uma sensação de um estranhamento positivo e instigante, semelhante ao meu quando me deparei com as imagens dessa gente, embora meu trabalho não busque uma fidelidade interpretativa dessas imagens.” 
Dentro das várias possibilidades de percurso artístico que a exposição “Máscaras do Mundo” sugeria, Faces Africanas – Os povos do Rio Omo despertou um novo olhar para Jair que, a partir daí, resolveu representar sua pesquisa da forma mais característica possível, “foi o que me pareceu mais instigante e revelador pelos mais variados sentidos, tanto pelo sentido da pesquisa quanto por questões plásticas”, completa Jair.

Sobre o artista: Jair Soares Junior tem Licenciatura em História pela Faculdade FESP/UEMG – Passos (MG); Liceu de Artes e Ofícios: Curso de escultura em barro I e II com o Mestre Hendrikus Antonius Reydon – São Paulo (SP); Istituto di Design – Perugia (Itália); EAD de Pós-graduação em História da Arte e História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP;

Serviço:  Exposição Faces Africanas – Os povos do Rio Omo.
Data: de 13 de Novembro a 19 de Dezembro de 2017
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná.
Horário: de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS