MOMENTO SAÚDE E BEM ESTAR: Vai viajar nas férias? Cuidado com a trombose

MOMENTO SAÚDE E BEM ESTAR - A pouca ou nenhuma movimentação das pernas durantes voos mais longos pode contribuir para uma trombose venosa

Quem está preparando as malas para viajar de férias, precisa também se programar para esticar as pernas durantes voos mais longos. A medida ajuda a evitar uma possível trombose nos membros inferiores devido à pouca ou nenhuma movimentação durante o tempo de voo.

Permanecer muito tempo sentada, para algumas pessoas, é um fator de risco para a formação de coágulos de sangue. É o que explica a diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli. “Os períodos longos sem movimentar as pernas, como em voos internacionais, reduzem o fluxo sanguíneo nos membros inferiores, e isso, com a contribuição da gravidade e da pressão interna da cabine do avião, contribui para a formação de coágulos, primariamente nas pernas, mas que podem seguir para a corrente sanguínea e atingir os pulmões, cérebro e coração”, explica.

Uma vez formado um coágulo ele pode obstruir a veia e dificultar o retorno do sangue ao coração, provocando dor e inchaço. Algumas pessoas podem sentir desconforto, sensação de peso, ardência, queimação, calor local, vermelhidão e alteração da temperatura. Em longo prazo, a trombose pode perpetuar os sintomas e trazer lesões na pele, feridas, varizes secundárias e predisposição à recorrência da trombose.

Para evitar o problema, é importante tomar alguns cuidados, como se movimentar a cada hora, com um simples caminhar pelo corredor da aeronave, viajar com roupas confortáveis, manter-se hidratado e evitar o consumo de medicamentos sem orientação médica. “Pessoas que já apresentam problemas de insuficiência venosa, como varizes, precisam viajar usando as meias de compressão elástica, conforme indicação do seu médico”, destaca a médica.

Crianças também precisam de cuidados 
O conforto das crianças nessas viagens também deve ser planejado. Desde a consulta a um pediatra, que pode indicar medicamentos que ajudem a evitar enjoos, uma das orientações básicas é ficar atento à alimentação e a hidratação dos pequenos. “Viajando com os filhos os pais precisam se preparar para tudo, desde os possíveis medicamentos que devem ser levados na bagagem de mão, até mesmo, as roupas e calçados. É importante que a criança fique confortável, por isso, é bom optar por roupas simples e fáceis de vestir, sem muitos acessórios. O mesmo vale para os calçados, que possam ser retirados com facilidade, proporcionando mais conforto para as crianças durante os voos e paradas nos aeroportos. Procure também caminhar um pouco com elas, uma caminhada pelo corredor ajuda a evitar dores e cansaços das pernas e ajudam para uma melhor circulação sanguínea. Não esquecer que as crianças precisam estar sempre bem hidratadas e a alimentação deve ser leve, para que o voo transcorra sem grandes transtornos”, orienta a médica.
            Outro fator importante é manter a carteira de vacinação em dia. “Antes de iniciar uma viagem é preciso conferir as vacinas obrigatórias em cada país e que precisam ser tomadas, para aqueles que ainda não foram vacinados, pelo menos com dez dias de antecedência ao início da viagem, já que é esse o período que a vacina precisa para fazer o efeito necessário”, diz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS