EUCLIDES DA CUNHA: PESQUISADOR LANÇA LIVROS SOBRE O AUTOR DE OS SERTÕES


Obras trazem curiosidades e segredos da escrita de Euclides da Cunha 
O pesquisador e organizador literário Felipe Rissato lança os livros “À Margem da História” e “Ensaios e Inéditos” (Ed. Unesp, R$ 89,00 e R$ 60,00 respectivamente), duas obras relacionadas ao escritor Euclides da Cunha (1866-1909).
O evento acontece amanhã, dia 11 de Julho, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, na Av. Sete de Setembro, 2775, Centro, Curitiba. No local haverá um bate-papo com o público e a entrada é franca.

Contrastes de um mesmo país
A primeira obra é um dos luminares da obra euclidiana, representa um exercício intelectual de caráter não somente transamazônico, mas transnacional, em cujo percurso o autor mapeia a exuberância natural e o contrastante depauperamento humano que dominam a paisagem das profundezas do Brasil.
O segundo livro inaugura a série de inéditos em prosa de Euclides da Cunha. Aqui os leitores terão acesso a um número significativo de ensaios do autor, cuja produção se inicia em 1883, quando ele tinha apenas 17 anos, e termina em 1909, ano de sua morte. Trata-se de um total de 31 composições de Euclides que, em seu conjunto, reforçam a vertente ensaística de sua admirável escritura e que ficou consolidada definitivamente em Os Sertões.
Perfil
Felipe Rissato é publicitário, atua em pesquisas relacionadas aos escritores Euclides da Cunha e Machado de Assis, focando em levantamentos de textos desconhecidos (nunca publicados em livros ou inteiramente inéditos) e de iconografia fotográfica.
De Euclides, decifrou o primeiro pseudônimo utilizado pelo escritor: Ícaro, esquecido por mais de 130 anos em obras publicadas em 1883, aos 17 anos de idade. De Machado, descobriu uma crônica anônima, publicada em 1860, aos 21 anos de idade, na qual o escritor lamenta a perda da mãe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"