O ESPETÁCULO AY, CARMELA! TEM ESTREIA NO TEATRO SÉRGIO CARDOSO

SE VOCÊ ESTIVER EM SÃO PAULO, pode prestigiar esse espetáculo no Teatro Sérgio Cardoso.

Baseado nas impunidades da Guerra Civil Espanhola, 
o espetáculo Ay, Carmela! ganha estreia
no Teatro Sérgio Cardoso


Peça escrita pelo espanhol José Sanchis Sinisterra tem direção de Lavínia Pannunzio e traz a história de dois artistas - Carmela e Paulino - que são diretamente atingidos pela tirania do governo nacional


Ay, Carmela! Créditos: Ronaldo Gutierrez

Ay, Carmela!, texto do dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra, traz a Guerra Civil Espanhola como o pano de fundo para contar a história de dois comediantes que vivem em situação de miséria estimulada pelo autoritarismo e repressão de um governo fascista que está no poder. Escrita como uma celebração à preservação da memória e um pedido para que artistas registrem as violências de seus tempos, uma montagem dirigida por Lavínia Pannunzio  e interpretada por Flávia Couto e Paulo Williams estreia dia 28 de Abril, quinta-feira, 19h, no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.


Na peça, Carmela e Paulino são artistas de variedades que percorrem o interior da Espanha a fim de apresentar seus números, mas são surpreendidos pela zona nacionalista dominada pelos fascistas. Carmela aparece em cena já depois de ter morrido, fuzilada pelos fascistas. Paulino está vivo, mas como discute o autor, há muitas maneiras de se estar vivo e muitas maneiras de se estar morto. "Além dos dois personagens em cena, há um outro personagem fundamental na peça, o apagamento. Ele tenta se impor sempre e é por isso que é tão importante preservar a memória. É uma forma de evitar que algumas atrocidades aconteçam novamente. É preciso filmar, falar, pintar, cantar com muita violência e intensidade sobre toda vivência traumática gerada pelo fascismo em qualquer lugar do mundo", enfatiza Lavínia.

No espetáculo, uma forte influência clownesca dá o tom das interpretações e faz com que a peça se alterna entre o trágico e o cômico. A obra original, que estreou em 1987, remetia aos 50 anos da Guerra Civil Espanhola e Sinisterra a escreveu como forma de questionar a Lei da Verdade - um processo que liberou tiranos e algozes de suas responsabilidades em relação aos abusos cometidos no período.

O texto também reverbera muito a obra de Samuel Beckett, o que traz para a cena algumas alusões de Esperando Godot, uma das obras-primas do dramaturgo irlandês. No enredo, Carmela entra em cena morta e dialoga com Paulino, que enfrenta uma enorme desolação por estar vivendo um regime comandado pelos seus inimigos e tendo que cumprir, com sua arte, papéis que não lhe cabem. A obra busca reforçar o papel da arte como uma estratégia de sobrevivência e dignidade mesmo em momentos terríveis da história.

Ay, Carmela! tem trilha assinada por Hedra Rockenbach, que cria um ambiente sonoro para os encontros entre Carmela e Paulino, conferindo um tom fantástico para as cenas que trazem essa fricção entre morte e vida. Wagner Antônio, que faz a iluminação, cria diferentes camadas de luz para reforçar os momentos em que Carmela e Paulino interpretam uma peça dentro do próprio espetáculo, em números voltados a uma plateia fascista.

O cenário criado por Chris Aizner traz uma síntese clownesca que propõe certa leveza mesmo em um ambiente erguido sobre os corpos dos mortos, com a presença da guerra se impondo no espaço. Já a figurinista Maria D'Cajas, muito ligada à cultura espanhola, trouxe peças recuperadas do período da Guerra Civil e as recriou artesanalmente.

"Em um momento da peça, Carmela fala a Paulino que os mortos estão trabalhando para não deixar que as coisas se apaguem, e essa é uma mensagem muito oportuna, infelizmente, para os nossos tempos. O mundo ainda não aprendeu com suas grandes guerras e regimes totalitários", finaliza a diretora.

Sinopse
Durante a guerra civil espanhola, dois humildes artistas comediantes de variedades: Carmela e Paulino, que percorrem a zona republicana apresentando o seu show, passam por engano para a zona nacionalista dominada pelos fascistas.  Uma vez lá, para tentar sobreviver, eles devem improvisar uma apresentação teatral em honra às tropas vencedoras, perante altos comandantes militares e prisioneiros republicanos. Uma história que nos fala de amor e morte, de violência e ternura, de sobrevivência, resistência e compaixão.

Ficha Técnica
Autor:  José Sanchis Sinisterra
Direção - Lavínia Pannunzio
Direção de Arte - Chris Aizner
Figurino - Maria D'Cajas
Iluminação - Wagner Antônio
Trilha Sonora - Hedra Rockenbach
Coordenadora de Pesquisa - Cristiane Paoli Quito
Preparação de Elenco - Trini Fumero / Joana Barbosa
Produtoras - Gabi Gonçalves / Gabs Ambròzia
Elenco: Flávia Couto e Paulo Williams
Realização: Tecelagem da Arte
Coprodução: Corpo Rastreado

Serviço: Ay, Carmela!
Temporada: 28 de Abril de 2022 a 29 de Maio de 2022. Quinta-feira a domingo, 19h
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo -  SP
Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: 
R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas pelo site da Sympla

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e diversos programas de difusão cultural e economia criativa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 17 anos, a entidade desenvolveu 12 mil ações culturais, atingindo mais de 25 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"