APERTEM OS CINTOS E CURTAM UMA VIAGEM FANTÁSICA COM OS BRICHOS

Peça de teatro, baseada nos conteúdos "Brichos", é apresentada dentro de um balão dirigível inflável com estreia marcada para 30 Abril

Preparem-se para voar e fazer uma viagem fantástica dentro de um dirigível com os famosos personagens da Turma dos Brichos. Da tela do cinema e da televisão para o teatro, o espetáculo tem data de estreia para 30 de Abril no CINETEATRO BRICHOS, instalado no hall principal do Shopping Novo Batel, em Curitiba. A peça fica em cartaz até 29 de Maio.   

A peça “A viagem fantástica dos Brichos” se baseia nas aventuras anteriores dos personagens Brichos, com texto e direção de Paulo Munhoz, e produção do estúdio Tecnokena. Já são dois filmes (2007 e 2014), dois livros, uma série de tv e um game que contam as aventuras dos bichos brasileiros que vivem na Vila dos Brichos, uma espécie de Brasil em miniatura que já deu certo. 

Os Brichos, além de proporcionar diversão ao espectador, resgatam valores como amor à natureza, amizade verdadeira, importância da ciência, do trabalho, da coragem e do respeito às diferenças. A imaginação ultrapassa os limites do lúdico e se transforma em ferramenta de aprendizado e conhecimento. 

A peça - De acordo com o diretor Paulo Munhoz, o espetáculo não é nem digital, nem tecnológico, mas traquitanológico. “A peça é interativa e dinâmica, integra várias linguagens e é rica em sensações”, define.  O ineditismo de “A viagem fantástica dos Brichos” se releva na estrutura física em que será apresentada: um balão dirigível inflável que ocupa cerca de 60 metros quadrados (10,3m x 6,4m) e com capacidade para 50 pessoas. 

Trata-se de uma peça de teatro de bonecos misturada com desenho animado. Os bonecos foram criados pelo renomado bonequeiro Alfredo Gomes, num conceito em que os atores-manipuladores não apenas animam os bonecos, mas participam dos seus corpos integralmente. 

Paulo Munhoz detalha que o  voo de balão será comandado por Tales, filhote de jaguar. Corajoso e inteligente como piloto, ele buscará levar a tripulação e passageiros numa viagem tranquila. O adolescente e nerd Bandeira, filhote de tamanduá, será o co-piloto. E Jaca, a controladora do voo e “aerojacaroa”, orientará a tripulação sobre as normas de segurança. 

Muitas surpresas esperam o público durante a viagem. “O público será instigado a participar sob o comando do piloto e co-piloto, a fim de que todos os desafios sejam vencidos e os perigos superados”. 

O balão - A peça ocorre dentro de um cineteatro móvel, no formato de um balão dirigível. Dessa forma, o ruído dos ventiladores que insuflam o ar do balão funciona sonoplasticamente como se fossem os motores de um dirigível de verdade, explica o diretor.

O palco é formado por duas bases laterais onde se apoiam os atores/bonecos. Entre as bases fica a tela de projeção que simula a janela da frente da aeronave. Os locais dos bonecos são os postos de comando, de piloto e co-piloto. 

Na tela também aparecem imagens dos aparelhos principais da aeronave: altímetro, barômetro, anemômetro e bússola. As imagens que passam na tela correspondem ao que acontece no voo. Inicialmente dá para sentir que a nave está subindo verticalmente, e em seguida avança numa translação horizontal frontal constante. 

Para preservar a segurança e a saúde do público, todos os protocolos de higienização são realizados como, por exemplo, afastamento dos atores das crianças, troca total do ar a cada sessão e limpeza dos assentos. Os materiais usados durante a apresentação da peça são lisos para a não fixação de vírus, bactérias e fungos que podem provocar doenças. 

Ficha Técnica
A viagem fantástica dos Brichos
Texto e direção: Paulo Munhoz
Co-direção: Patrícia Maria
Elenco: Patricia Maria e Jean Fox
Cenografia e bonecos: Alfredo Gomes
Direção de produção: Galvani Junior
Luz e sonoplastia: Junel Prunes
Desenho animado: Tecnokena & Dogzilla
Músicas: Vadeco e Paulo Munhoz
Realização: Tecnokena
Projeto realizado com recursos do Programa de  Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivador: Colégio Positivo

Serviço: A viagem fantástica dos Brichos
Período: 30 de Abril a 29 de Maio
Horários: sábados: 14h, 16h e 18h; domingos: 15h, 17h e sessões extras
Durante a semana: agendado
Local: CINETEATRO BRICHOS (Shopping Novo Batel)
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 571 – Batel – Curitiba – PR
Mais informações: (41) 9 8414-9594.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"