" A HORA DA ESTRELA OU O CANTO DE MACABÉA NO FESTIVAL DE CURITIBA

images.jpg

Arte Viva! Viva a Arte


Festival de Curitiba celebra Clarice Lispector com o musical “A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa” - Espetáculo tem trilha sonora de Chico César e retrata a vida da migrante nordestina Macabéa no Rio de Janeiro

Uma das obras mais emblemáticas de Clarice Lispector (1920-1977) é celebrada no 30º Festival de Curitiba por meio do musical “A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa”. O musical promete emocionar ao mostrar a vida de Macabéa, uma migrante alagoana no Rio de Janeiro cuja vida é marcada pela ausência de afeto e poesia. Com direção e adaptação de André Paes Leme, direção musical de Marcelo Caldi e trilha original de Chico César, a peça tem no elenco Laila Garin, Claudia Ventura e Claudio Gabriel. As apresentações acontecem no Guairão no dia 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h, integrando a Mostra Lúcia Camargo.

O espetáculo é baseado na última obra de Clarice Lispector, o livro a Hora da Estrela, que narra a o sofrimento de Macabéa, vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo e que se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.

Na obra literária a história dela é contada por um escritor. No musical sua vida é descrita por uma atriz que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. “O trabalho de adaptação não é de reescrever o texto. É o trabalho de transportar o universo sem estar aprisionado a qualquer palavra, através da edição e deslocamentos de episódios”, explica André Paes Leme, diretor da peça.

Seguindo essa tradição, ele não somente faz uso de diálogos, mas coloca os atores como narradores enquanto contracenam, fazendo uso de frases na íntegra do livro original. Paes Leme, que já assinou elogiadas adaptações de Guimarães Rosa (‘A Hora e Vez de Augusto Matraga’) e Nelson Rodrigues (‘Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados’), teve ainda a parceria de Chico César no processo de criação. As músicas pontuam toda a dramaturgia e aparecem para ilustrar o estado emocional e o interior de cada personagem. Ao longo da montagem, as canções servem ainda para detalhar algum acontecimento e também para tirar as personagens do sofrido estágio em que se encontram, trazendo alguma fantasia para existências tão opacas.

Fazer ‘A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa’ vai além, é um espetáculo que diz exatamente o que queremos falar neste momento. Fala das pessoas supostamente invisíveis, de solidariedade, de olhar para o outro com afeto. Além de tudo, é uma peça sobre esperança’, finaliza Laila Garin, intérprete de Macabéa.

A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por EBANX, Paraná Banco, New Holland e Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de ClearCorrect, Vonder, SulAmérica e Novozymes.


Acompanhe todas as novidades e informações da Mostra Lúcia Camargo do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_Curitiba

Ficha técnica:

Adaptação e Direção: André Paes Leme. Música Original: Chico César. Direção Musical: Marcelo Caldi. Direção de Produção: Andréa Alves com Claudia Ventura, Claudio Gabriel e Laila Garin. Músicos: PC Castilho, Pedro Aune e Pedro Franco. Diretor Assistente: Anderson Aragón. Figurinos: Kika Lopes. Cenário: André Cortez. Iluminação: Renato Machado. Design de Som: Gabriel D’Angelo. Preparação Corporal: Toni Rodrigues. Assistente de Figurino: Sassá Magalhães.  Assistente de Cenografia: Tuca Benvenutti. Assistente de Preparação Corporal: Monique Ottati. Coordenação de Produção: Rafael Lydio. Produção Executiva: Raphael Baêta. Projeto Gráfico: Beto Martins. Classificação: 16 anos.

Serviço:

O que: A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa no 30.º Festival de Curitiba

Quando: 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h.

Onde:  Guairão (Praça Santos Andrade, s/n).

Valores: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia) + taxa administrativa

Ingressos:  www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L2), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Classificação: 16 anos.
Duração: 100’

Fotografia: Ariel Cavotti.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"