EVENTO EXCLUSIVO: LEILÃO COM CAMISAS UTILIZADAS POR JOGADORES DO CORITIBA

Os recursos arrecadados irão viabilizar o projeto pioneiro de uma Sala de Acomodação Sensorial dentro de um estádio, que será destinada exclusivamente para pessoas autistas e familiares

O Coritiba se consagrou mais uma vez Campeão Paranaense em 2022. E um dos elementos que chamou atenção em campo foram as camisas utilizadas pelos jogadores, que traziam na numeração as cores e a forma de quebra-cabeça, símbolo do Autismo. Agora, por meio da parceria entre o Coritiba e o Instituto ICO - associação sem fins lucrativos voltada ao atendimento de pessoas autistas -, as icônicas camisas usadas na partida serão assinadas pelos jogadores e leiloadas em evento exclusivo, no dia 3 de Maio, durante um jantar no restaurante Quintal do Porco, em Curitiba.

O valor arrecadado, por meio do leilão, será destinado à viabilização de um projeto pioneiro de um clube de futebol no Brasil: uma Sala de Acomodação Sensorial, destinada a pessoas autistas e familiares, no Estádio Couto Pereira. “Essa é uma semente que estamos plantando, que visa a eliminar os estigmas da sociedade e permitir a inclusão dessas famílias e a socialização das crianças”, afirma a fundadora do Instituto ICO, Elyse Matos.

Além do espaço destinado a esse atendimento personalizado, faz parte do projeto o treinamento – concedido pelo Instituto ICO – a funcionários do Coritiba, que irão receber as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias no estádio e auxiliá-las durante toda a sua permanência no local.

Ainda que o futebol seja feito de contradições, o que ele não pode ser é excludente. O amor que nos une pelo time é o que nos faz família e, por isso, nós abrimos a nossa ‘casa’ para que haja inclusão e conscientização. Estamos orgulhosos em sermos pioneiros, entre os clubes do Brasil, a oferecer um espaço personalizado aos autistas”, ressalta Juarez Moraes, Presidente do Coritiba. O time cedeu um camarote para que o projeto da Sala de Acomodação Sensorial seja realizado.

Um projeto para eliminar as “barreiras invisíveis” dentro de um estádio - Torcida vibrando pelo time, fogos de artifício, grande movimentação de pessoas e as luzes que iluminam o estádio são algumas das características comuns de um dia de partida de futebol. “No entanto, essas particularidades maravilhosas do estádio, podem se tornar barreiras invisíveis para pessoas que tem alguma hipersensibilidade sensorial, como os autistas. Mas, isso não quer dizer, por exemplo, que eles não tenham a mesma paixão e sentimento de alegria pelo time, por isso, criar um espaço para que eles e suas famílias também torcedoras possam acompanhá-los é extremamente significativo”, explica Elyse Matos.

Desse modo, o projeto da Sala de Acomodação Sensorial do Estádio Couto Pereira foi pensado para reduzir todos esses estímulos. Segundo Carla Mattioli, arquiteta responsável pelo projeto, todos os elementos da Sala foram pensados para diminuir possíveis estresses. “Criamos um ambiente onde as condições acústicas, térmicas e de iluminação sejam favoráveis para que a pessoa autista se sinta bem. O tratamento acústico das paredes e do teto será feito de forma que se reduza ao máximo o nível o barulho do estádio. Além disso, teremos fones de ouvido redutores de ruídos”, explica. A iluminação do ambiente também será personalizada, sendo feita por meio de luz indireta, proporcionando um maior conforto visual.

O mobiliário também foi pensando de forma personalizada para esse público, “como, por exemplo, uma poltrona alta para que o indivíduo possa se isolar e se reorganizar sensorialmente, caso seja necessário”, detalha a arquiteta.

Como participar do leilão

O leilão será realizado pelo leiloeiro público oficial do estado do Paraná, Plínio Barroso de Castro Filho. E para participar é necessário adquirir um convite, por meio da plataforma sympla.com.br – basta clicar no link https://bityli.com/BDlEMt - ou buscar pelo evento “Leilão: camisas do Coritiba pelo autismo”. O convite para o jantar, no restaurante Quintal do Porco, tem o valor de R$ 250,00 por pessoa e está incluso o jantar com menu exclusivo (entrada, prato principal, sobremesa, água/refrigerante) e mais a participação no leilão.

Os interessados em participar do leilão remotamente, com lances via plataforma Zoom ou contato telefônico, devem se cadastrar previamente por meio do formulário https://bityli.com/jgnXyD. Os lances remotos não serão aceitos sem o cadastro prévio dos participantes.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 99131-0231. Os convites para o jantar são limitados.

Sobre o Instituto ICO - Fundado pelo casal Emiliano e Elyse Matos, de Curitiba, o Instituto ICO nasceu da vontade de transformar em legado social positivo a adversidade que viveram quando seu filho mais velho, Enrico (Ico), recebeu o diagnóstico de autismo. Com o ambicioso propósito de eliminar os estigmas na sociedade em relação à pessoa com deficiência, especialmente a pessoa autista, o Instituto ICO busca por meio de conhecimento e capacitações atingir esse propósito. Para isso, conta com parceria pioneira com a fundação americana Autism Speaks e com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para implantar na saúde pública de Curitiba, um programa de treinamento de pais de crianças de 2 a 9 anos com atrasos no desenvolvimento.

Além da implantação do Programa de Treinamento da OMS, o Instituto promove dinâmicas de sensibilização em empresas, capacitação de equipes para o atendimento da população autista congressos científicos e execução de espaços de acomodação sensorial. Com quatro anos de existência, o Instituto ICO coordena, nacionalmente, movimento que unifica mais de 50 associações em todo país, mov. Capricha na Inclusão, que busca práticas baseadas em evidência na saúde e na educação.

Serviço:  Leilão exclusivo das camisas do Coritiba – Campeão Paranaense 2022
Data: 3/05 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Quintal do Porco | Av. Manoel Ribas, 540. Mercês - Curitiba - PR
Convites para jantar + leilão: sympla.com.br (buscar pelo evento “Leilão: camisas do Coritiba pelo autismo”)
Formulário para participar remotamente: https://bityli.com/jgnXy  | Mais informações: (41) 99131-0231.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"