LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO: 29 ANOS DE ARTES VISUAIS

 O ARTISTA LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO TRAZ 29 ANOS DE ARTE EM RETROSPECTIVA 
O artista paranaense, Luiz Arthur Montes Ribeiro abre amanhã dia 5 de Novembro sua nova exposição, celebrando seus “29 Anos de Artes Visuais”

É a partir do texto que surge o sinuoso, belo e envolvente mundo pictórico de Luiz Arthur Montes Ribeiro. Ele é um dos artistas paranaenses da contemporaneidade, que transita pela literatura, desenho, pintura, escultura e também pela gastronomia, o artista faz uma leitura poética de toda sua trajetória nas artes na exposição “29 Anos de Artes Visuais: Luiz Arthur Montes Ribeiro”. A ser inaugurada em evento para convidados em 5 de Novembro, mesmo dia do aniversário de 60 anos do artista, a exposição ficará em cartaz de 6 de Novembro de 2019 a 28 de Fevereiro de 2020 no espaço Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte (LAMR), anexa ao Instituto Montes Ribeiro.
O processo criativo é algo fabuloso. Na nossa mente, o espectro é algo que não tem fim, o desafio é transportar as cores que enxergamos para as telas”, revela Luiz Arthur. “Para mim, a literatura e as artes visuais têm uma relação intrínseca. Meu processo criativo parte da escrita, primeiro vem o poema, depois o desenho, então a pintura em acrílica, o nanquim e a escultura”, conta o artista, que já tem 9 livros publicados.

A exposição “29 Anos de Artes Visuais” reúne a produção de Montes Ribeiro desde 1990, quando iniciou sua produção profissional, até o momento. São 60 obras de 6 séries produzidas pelo artista neste período, todas disponíveis para comercialização: Borboletas, Araucárias, Jardins Imaginários da Minha Solidão, Arvoredos, Peixes e Flores. Entre elas, duas telas novas da série Borboletas e uma da série Araucárias. 
Entre estas 60 obras, há várias inéditas, que optei por mostrar nesta exposição porque falam muito de meu trabalho e de minha vida, visto que também celebro meus 60 anos com esta exposição. É toda uma história de vida dedicada à arte. Comecei com a escrita, por volta dos 10 anos. Escrevia muitas cartas. Depois, aos 13, já comecei a desenhar e então a pintar. Estudei com grandes mestres nas mais variadas artes em que imergi. Para mim, este trânsito entre as diversas modalidades artísticas é muito importante”, destaca.   

ARTE INTENSA E PARTICULAR 
O traço intenso e vivaz de Luiz Arthur transporta o espectador a um universo em que a sinuosidade, a interpretação orgânica e suave das formas, dá o tom, com movimento e energia, reforçada pelos tons vibrantes em composições únicas e envolventes trabalhadas pelo artista.
Tais características realçam a originalidade do trabalho de Montes Ribeiro, em uma estética única, que rendeu ao artista premiações em importantes salões nacionais, no Estado de São Paulo, grande referência global para as artes visuais produzidas no Brasil.
As ondas do mar, o sensorial, a sensualidade, o homem, a mulher, são inspirações recorrentes, nas mais diversas séries criadas pelo artista.
“O mar é sua terra sem males. Vê-o de dentro – nas algas e na coreografia das águas, que nunca lhe parecem turvas. De fora – enxerga uma linha de horizonte tingida de laranjas, bêbada de paixão. De dentro, o verso íntimo das ondas. Esse vaivém sem censura lhe permite tudo – usar do sangue, do sêmen, do brinquedinho da loja de R$ 1,99. Cola a humanidade sobre as superfícies e nela faz composições, das literárias às musicais. Chama-as de aquarelas, que tantos batizam de pinturas. E Arthur, para encurtar a prosa, decreta que são textos, sobretudo. ‘Tudo começa na palavra’, repete, qual um criador de mundos”, escreveu o jornalista José Carlos Fernandes sobre Montes Ribeiro e sua obra.
Um mundo de texturas, imagens, emoções, sensações e memória se revela a cada traço, a cada pincelada do criativo artista, que transporta ao seu trabalho um olhar múltiplo, atual, cosmopolita e, ao mesmo tempo, local, que reúne sua vasta vivência pessoal e profissional, como curador oficial do Centro Cultural Brasil-Espanha e curador da Telepar Brasil-Telecom, entre outras atividades.
ARTE E MEMÓRIA  - Natural de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Luiz Arthur Montes Ribeiro inaugurou a galeria em 2015, junto com o Instituto Montes Ribeiro, que, a partir de peças e relíquias de família, apresenta um importante intervalo da história e dos costumes do Paraná.
A relação com a memória é algo que deve ser sempre cultivado no Estado. Temos uma região muito rica culturalmente. A formação de nosso povo vem de várias ascendências. Isso deve ser valorizado”, defende o artista. Hoje, o Instituto é uma referência para quem deseja conhecer mais sobre a história do Paraná.
Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte é um espaço cultural aberto a todas as manifestações culturais e à promoção, principalmente, dos artistas do Paraná”, enfatiza.
SOBRE LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO - O modelo espanhol, do artista e sua galeria, é a forma como Luiz Arthur Montes Ribeiro conduz sua carreira artística. “Sempre reservei as tardes para produzir e mantenho meu ateliê e galeria abertos aos visitantes e interessados”, conta o artista. Em sua prolífica produção, a expressão poética se alinha à acurada técnica, desenvolvida com os melhores mestres, entre eles Maria Ivone Bergamini, Sidney Mariano, Dallwa Lobo e Edilson Viriato.
Filho de um casal proeminente, que muito incentivou a arte e a cultura de Ponta Grossa, sempre contou com o apoio dos pais e da família em sua carreira artística. “A arte e a cultura estão presentes desde muito cedo em minha história”, conta o múltiplo artista. “Atuar como artista foi um caminho natural para mim, em que me comunico com as pessoas e celebro, a cada livro, a cada desenho, a cada tela e escultura, a vida.

Serviço: EXPOSIÇÃO “29 ANOS DE ARTES VISUAIS: LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO”
Abertura: 5/11, terça-feira, das18h às 21h
Visitação: 6/11/19 a 28/02/2020, quintas e sextas-feiras, 14h às 20h*
Local: Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte
Endereço: Av. Vicente Machado, 160, 4º andar, Cj. 43, Centro
                   Edifício Neudes Calixto
Contatos: (41) 99920-7349 galeriadearte@luizarthur.com.br
Site: luizarthurarteegastronomia.blogspot.com
Facebook: @galeriadearteluizarthurmontesribeiro
Instagram: @luizarthurmontesribeiro
Twitter: @MontesLuiz
* Visitas sempre sob agendamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"