MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: JANEIRO BRANCO: A MEDITAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SAÚDE MENTAL

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR

Campanha 5 Minutos, Eu Medito adere ao movimento para incentivar a prática diária da meditação na prevenção e apoio no tratamento da depressão e outros transtornos.

 
A organização internacional Mãos Sem Fronteiras está mobilizando voluntários em todo o Brasil para divulgar os benefícios da meditação na promoção da saúde mental. Com meditações coletivas em diferentes pontos do país e conteúdo educativo nas redes sociais, o movimento pretende reforçar o alerta sobre o adoecimento emocional da população. O objetivo é provocar a reflexão sobre a prevenção e tratamento de transtornos cada vez mais comuns, como a depressão, ansiedade, bipolaridade, Síndrome do Pânico, entre outros.

Nesta semana, os voluntários fizeram uma meditação coletiva no Farol da Barra, em Salvador. Na próxima quinta-feira (9), fazem uma ação na Praia Central de Balneário Camboriú (SC). Eles vão distribuir material educativo da campanha 5 Minutos, Eu Medito e ensinar os banhistas a fazer a meditação com a técnica simples do Mãos Sem Fronteiras. A atividade vai das 8h às 16h. Na próxima segunda-feira (13), a embaixadora do Mãos Sem Fronteiras Pela Paz no Mundo, Lilian Miranda, conduz uma meditação coletiva na sede da organização em Curitib.  A prática, aberta ao público e gratuita, começa às 17h. A sede fica na Praça Osório, Rua Voluntários da Pátria, 368, no Centro. 

"A meditação é uma ferramenta bem eficiente para a saúde mental e equilíbrio emocional. Começando com um exercício respiratório bem simples, que melhora a oxigenação do cérebro, a prática pode ser curta. Apenas cinco minutos são suficientes. Os resultados são imediatos. E, se feita com regularidade, a meditação é realmente transformadora", diz  Lilian Miranda, que é empresária e voluntária da organização há mais de 15 anos. Ela conheceu a meditação durante o tratamento de um quadro de depressão, superado com a ajuda da prática.

As atividades do Janeiro Branco seguem até o fim do mês e incluem a abordagem de temas relacionados à meditação para a promoção da saúde mental também nas redes sociais. O Mãos Sem Fronteiras tem aplicativo gratuito que ensina a meditação em três passos. O app contabiliza minutos meditados em todo o mundo e já alcançou a marca de 17 milhões no "meditômetro". A Campanha 5 Minutos, Eu Medito tem como slogan "Quando Você Tem Paz, O Mundo Tem Paz" e leva a meditação para escolas, empresas e instituições públicas e privadas.

"A meditação tem efeitos melhora a qualidade dos pensamentos e, por consequência, as atitudes de quem pratica. Isso gera uma onda expansiva de equilíbrio, que tem efeito não apenas no indivíduo, mas na coletividade. É uma ferramenta de promoção da saúde mental e também o caminho para a paz", explica a embaixadora.

Sobre o Janeiro Branco
Criada em 2014 por psicólogos de Minas Gerais, a campanha do Janeiro Branco tem o propósito de colocar a questão da saúde mental em evidência. A escolha do primeiro mês do ano é estratégica. De acordo com a organização da campanha, o início do ano é, tradicionalmente, um período de reflexão e cobrança sobre metas não alcançadas. Além disso, passadas as festas, boa parte das pessoas sofre com a ansiedade pelos desafios a serem cumpridos no novo ano.

Sobre o Mãos Sem Fronteiras
O Mãos Sem Fronteiras é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos políticos e religiosos, que tem representação em 25 países. Com o método LJ, que inclui a meditação e técnica que usa o potencial terapêutico das mãos, o MSFint cuida do bem-estar integral das pessoas. Mas a missão vai além dos benefícios da prática integrativa desenvolvida pela fundadora La Jardinera para os indivíduos. O Mãos Sem Fronteiras tem um projeto internacional pela paz e proteção do planeta, que mobiliza voluntários nos cinco continentes. Além da técnica, que é bastante simples e já foi aprendida por milhares de pessoas, o Mãos Sem Fronteiras ensina a meditação a diferentes públicos.
Números do app 5 Minutos, Eu Medito
17 milhões de minutos meditados
3,4 milhões de exercícios de meditação com a técnica dos 5 minutos
234 mil downloads em 78 países dos 5 continentes
207.695 usuários só no Brasil
1 pessoa meditando com o app a cada minuto
1.553 pessoas meditando com o app por dia
566 mil usuários meditando com o app no ano

Para saber mais: Mãos Sem Fronteiras Brasil - (41) 3013-6788 ou contato@msfbrasil.org.br

Sede nacional: Praça Osório | Rua Voluntários da Pátria, 368, 11o andar, Centro. Curitiba (PR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURITIBANA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

PERLA FLAMENCA TABLAO APRESENTA A VOZ TRADICIONAL DE DAVID GARCIA

STUDIO D1 PROMOVE AULÃO DE DANÇA ESPECIAL