PARQUE SÃO LOURENÇO GANHA FORNO CERÂMICO

O forno, construído com uma das tecnologias mais modernas do país para o Ateliê Livre de Esculturas, é fruto de uma parceria entre a Bienal de Curitiba e a Montana State University (EUA)

Desde ontem, dia 27 de Fevereiro, o Ateliê Livre de Escultura do Parque São Lourenço, localizado no espaço do Centro de Criatividade, vai ganhar uma nova estrutura: um forno para queima de cerâmicas. Com patrocínio da Universidade Estadual de Montana, dos Estados Unidos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, foi construído no espaço um segundo forno para alta temperatura, utilizando uma das tecnologias mais modernas do país. Na inauguração, que acontece a partir das 15h, no Ateliê Livre de Escultura, haverá uma queima inaugural de cerâmicas aberta para toda a comunidade, com a presença de artistas locais, professores e alunos da Universidade de Montana.

O projeto de construção dos fornos teve início em 2017, durante a 13ª edição da Bienal de Curitiba, quando alunos, professores e dois especialistas em cerâmica da Universidade Estadual de Montana (EUA), Jeremy Hatch e Dean Adams, estiveram no Brasil para projetar e construir o primeiro forno no espaço. A equipe de Montana trabalhou diretamente com parceiros da comunidade local, sob coordenação do escultor e coordenador do Ateliê Livre de Escultura do Parque São Lourenço, Elvo Benito Damo. Em setembro de 2019, o grupo voltou ao Brasil para dar continuidade à construção da estrutura, criando uma extensão do primeiro forno. Agora em 2020, durante a 14ª edição da Bienal, o segundo forno do Ateliê Livre de Escultura do Parque São Lourenço será oficialmente inaugurado e disponibilizado para uso de alunos, professores de cerâmica, artistas e comunidade de Curitiba.

A estrutura dos fornos para queima de cerâmicas é uma das maiores do Brasil e foi projetado utilizando a tecnologia mais inovadora na área. A Universidade Estadual de Montana é um dos maiores centros de estudos no campo da arte em cerâmica e patrocinou todo o material necessário para construção, bem como os custos de todos os técnicos e especialistas dos Estados Unidos envolvidos no projeto e na execução das obras. Toda a pesquisa relativa ao projeto do forno foi iniciada no campus da Universidade norte-americana a partir da parceria entre a Bienal de Curitiba e o professor e curador Royce W. Smith, Decano da Escola de Artes da Universidade de Montana.


A proposta da construção dos fornos se enquadra em uma ideia de perpetuação da arte para além das exposições temporárias de cada edição da Bienal. Atravessando a efemeridade do evento, a Bienal de Curitiba propõe a cada edição ações que garantam sempre um legado como presente para a cidade. Com o fim de mais uma edição, o segundo forno para queima de cerâmicas do Ateliê Livre é o legado desta 14ª Bienal para Curitiba.
A inauguração do segundo forno para queima de cerâmicas aconteceu nesta quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, às 15h, no Ateliê Livre de Escultura do Parque São Lourenço. Mais informações no site www.bienaldecuritiba.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS