NOVO ROTEIRO TURÍSTICO DE CURITIBA SERÁ LANÇANDO NO DIA 30 DE ABRIL

No próximo dia 30 de Abril é o Dia do Ferroviário e por isso será motivo de comemoração e também escolhido pra o lançamento do novo roteiro turístico de trem em Curitiba.

A data 30 de Abril é o Dia do Ferroviário: esse ano um motivo para comemoração no Paraná. Desde 1988, quando a Rede Ferroviária, foi privatizada, que o dia 30 de Abril, consagrado ao Ferroviário, tinha pouco ou nenhum motivo para comemoração. Esse ano, tudo será diferente, pois um novo roteiro de turismo cultural de experiencia, resgata parte importante da história, oportunizando a antigos ferroviários e suas famílias, sentirem-se efetivamente homenageados e poderem sentir novamente a sensação de rever uma ferrovia nos padrões e normas operacionais da RVPSC - Rede Viação Paraná Santa Catarina, em funcionamento. O roteiro: Aprendiz Ferroviário, será um atrativo para escolas, visitantes e turistas e ao público local, trará de volta figuras como "chefe de estação", "chefe de trem" e todos os procedimentos que uma ferrovia tinha como norma constante. 

Sobre o Projeto
O Projeto Aprendiz Ferroviário, apresenta duas principais características: É um produto turístico da cidade de Curitiba e um programa didático-pedagógico de Educação Patrimonial, que por meio da mediação (ação educativa), resgata a história de nossa ferrovia, sensibiliza à valorização do patrimônio ferroviário por meio de metodologias próprias. O Projeto é uma realização da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária- Regional Paraná(ABPF-PR), com a coordenação de Márcio Assad (pioneiro em turismo férreo no Brasil, idealizador da memorável viagem de Maria-Fumaça Curitiba-Lapa-Curitiba) em operação (será lançado dia 30), o  roteiro  alia história, cultura e lazer:  

O passeio inicia no Museu Ferroviário e tem sequência no complexo ferroviário (antiga garagem de locomotivas), que fica ao lado do Rodoferroviária. A iniciativa proporciona uma "volta ao passado", pois  demonstra na prática como funcionava uma ferrovia nos “anos de ouro” desse modal no Brasil. Com projeções audiovisuais, informações históricas no “cine-vagão” e passeio pelo complexo ferroviário o “viajante” tomará conhecimento de uma parte da história de nosso Estado de da Capital paranaense. Ao final realiza-se um pequeno  passeio com a locomotiva "francesinha", do final dos anos 1950, que traciona um carro de passageiros (vagão) de madeira, construído em Curitiba nos anos 30. Uma excelente opção de passeio, para famílias, escolas e turistas que vistam nossa capital.

O lançamento será no próximo sábado dia 30 de ABRIL às 10:00 no antigo depósito de locomotivas, na Rua Mariano Torres,1115,encontro com a final da Silva Jardim, em Curitiba. 

Informações:(41) 9986-1011 e ferroviarioaprendiz@gmail.com.



Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde.
Nos dias 30/04 e 01/05 também teremos a Segunda Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba.
https://www.facebook.com/Segunda-Mostra-de-Modelismo-Ferrovi%C3%A1rio-de-Curitiba-1684939141762345/

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS