EXPOSIÇÃO INÉDITA EM CURITIBA CELEBRA ITÁLIA COM ARTE EM SEDA

 A “2.8 Seta-Re” será um dos destaques da programação oficial do Mia Cara 2019 e trará para Curitiba trabalhos de quatro artistas

Diferentes facetas da Itália retratadas com muita arte num suporte inusitado: lenços de seda, também chamados de “foulards”. É isto que traz para Curitiba a exposição “2.8 Seta-Re”, que chega ao Brasil após ter sido apresentada em cidades italianas. A mostra fica em cartaz na capital paranaense entre os dias 29 de Maio e 9 de Junho, com entrada gratuita, no Solar do Rosário.

A exposição faz parte da programação oficial do Mia Cara 2019, evento que celebra a cultura italiana. Na mostra “2.8 Seta-Re”, quatro artistas foram convidados a criar estampas que apresentassem diferentes aspectos da cultura daquele país, tendo como curadoras a curitibana Consuelo Cornelsen e a italiana Nadia Calzolari. A mostra reúne trabalhos dos artistas Fernando Canalli, André Brik, Eduardo Bragança e Thiago Goms. 


A “2.8 Seta-Re” traz um intercâmbio entre os países e formas de expressão. "O mundo não tem mais fronteiras", comenta Consuelo. "Hoje, tudo converge: arte, inovação, história, conhecimento, tecnologia, culturas, Itália e Brasil, Paraná e Bologna, seda e arte. Esse é um projeto inspirado nessas convergências, que busca criar novos pontos de contato e troca entre culturas diferentes", explica a curadora.

A Itália, país que valoriza cultura, arte e beleza há séculos, entra em contato com o Brasil, mais especificamente com a seda produzida em Maringá com o casulo de maior prestígio, Bombyx Mori. Os artistas convidados se encarregaram então de soltar a imaginação para criar as estampas, retratando ícones italianos em arquitetura, gastronomia, paisagens, arte e moda, entre outros.

A mostra foi apresentada inicialmente na Itália, em províncias como Reggio Emilia e Correggio, no Palazzo della Seta, e na FICO Eataly World, um dos maiores polos turísticos voltado à gastronomia da Itália. Agora chega ao Brasil completa, com 16 desenhos de cada um dos quatro artistas. O nome da exposição faz referência à data e ao local onde a seda chegou na Itália. Segundo a história, no dia 2 de Agosto de 1502 a nobre italiana Lucrécia Bórgia levou a seda para o país europeu. Seta significa seda, em italiano. O “Re” faz alusão à região de Reggio Emilia.

Artistas comentam o trabalho 
Fernando Canalli busca inspiração na leveza da seda unida ao movimento do desenho, refletindo famosas construções italianas. "O foulard (lenço) permite que arquitetura e arte se tornem um elemento de identidade de uso cotidiano e representam a nossa busca incessante por símbolos, autenticidade e individualidade", comenta o artista.

André Brik brinca com texturas e volume em seus desenhos, com toque de humor. "Meu trabalho tem relação com surrealismo e naturezas mortas, gosto de brincar com o formato das coisas, então a culinária italiana foi meu tema", explica.  "Nós de Curitiba nos identificamos muito com a cultura italiana, em especial à gastronomia, e me senti privilegiado de poder expressar isso", completa o artista.

O português Eduardo Bragança fugiu do tradicional expressionismo abstrato de seu trabalho para alcançar um paradigma mais realista nos lenços. O artista criou paisagens italianas e trabalhou muito com as cores da bandeira daquele país. Sobre ter participado do projeto, afirmou: "Acho isso ótimo para o fomento e atenção do público, tornar o foulard produto de uso, produto artístico e dignificar a mensagem". 

Thiago Goms, conhecido por personagens humanos com cabeças de gato, trouxe este conceito para os trabalhos. "Esta série começou há algum tempo com a ideia de pessoas que tentam ser livres dentro da sociedade e se arriscam a serem menos domésticos, viverem do que acreditam", conta. Os felinos humanizados visitam pontos turísticos e andam de clássicos veículos italianos em suas imagens. 
A exposição “2.8 Seta-Re” ficará em cartaz entre os dias 29 de Maio e 9 de Junho, no Solar do Rosário, na Rua Duque de Caxias, nº 4 - Centro Histórico de Curitiba. A mostra pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta, das 9h às 19h30, aos sábados, das 9 às 13h, e aos domingos, das 10h30 às 14h. A realização é da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, do Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura em Curitiba. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania com patrocínio master da Havan e patrocínio ouro da Unicesumar e do Casillo Advogados. Mais informações no site www.miacara.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN NO JOKERS

PORTÃO CULTURAL PROMOVE OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE SKATE

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS