COMPANHA OUTUBRO ROSA DO HOSPITAL ERASTO GAERTNER

Instituição realiza ações para conscientizar sobre a prevenção do câncer na mulher

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, o Hospital Erasto Gaertner realiza diversas ações durante todo o mês. Dias de beleza para mulheres em tratamento, panfletagem, iluminação da fachada do hospital com a cor rosa e produção de materiais informativos para parceiros são algumas das ações que a instituição, que é referência em oncologia, realiza no Outubro Rosa.
 No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres nas regiões Sul e Sudeste. Um tumor mamário detectado no início significa cura definitiva em 90% dos casos, sem perda da mama. Com um centímetro de diâmetro, um tumor já é palpável. Por isso, é fundamental a realização do autoexame nas mamas.
O médico especialista em Ginecologia e Mama do Hospital Erasto Gaertner, Dr. José Clemente Linhares, afirma que a mulher tem que se conscientizar que ela deve ir ao médico uma vez por ano tanto para exame das mamas quanto para a realização do Papanicolau, para prevenção do câncer de colo de útero. “É um compromisso que ela deve ter consigo mesma. É importante ainda fazer o autoexame. Recomendamos que se faça uma vez por mês. O autoexame é importante, porque cerca de 10% dos casos de câncer eventualmente são palpáveis e não são visíveis pela mamografia.”
Segundo o especialista, é necessário durante o autoexame procurar caroços duros e indolores com bordas irregulares, mesmo que pequenos, saliências ou afundamentos na pele. Alterações na posição do bico ou ferida ao redor também são sinais importantes. A qualquer alteração, é necessário procurar o médico imediatamente para uma avaliação, lembrando que nem sempre os nódulos que aparecem são malignos.  
         O Outubro Rosa também chama a atenção para o câncer de colo de útero. A doença, que evolui lentamente, pode ser prevenida através do preventivo Papanicolau.  Embora o exame seja simples, rápido e indolor, o câncer de colo de útero é ainda uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil.
         O Dr. Carlos Afonso Maestri, médico especialista em Ginecologia e Mama do Hospital Erasto Gaertner, alerta que há inúmeros fatores de risco, desde os ligados às relações sexuais precoces, muitos parceiros sexuais masculinos, gravidez antes dos 18 anos, até falta de higiene íntima e carência de vitaminas.
O especialista explica também que este tipo de câncer não dá muitos sintomas no início e o que realmente pede a atenção de todas as mulheres é não deixar de fazer o preventivo. “A mulher não deve esperar ter um sintoma, ela deve a cada ano fazer o preventivo do câncer de colo de útero para que se previna e evite a doença”.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner
Rua Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba |PR
Telefone: (41) 3361-5000


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"