terça-feira, 20 de outubro de 2015

INTERNAUTAS PODEM ESCOLHER NOME DE UM PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO

Campanha pretende envolver a sociedade alertando para a importância da espécie-símbolo da Floresta com Araucárias e que já esteve extinta da natureza durante 20 anos.

Usuários do Facebook poderão escolher o nome que será dado a um (Amazona vinacea) (fotografia). Essa é a ideia da campanha da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para envolver a população na conservação dessa espécie emblemática da Floresta com Araucárias, ecossistema típico do Sul do país e que possui menos de 3% de sua cobertura original. As opções de nomes são Juca Raucária, Rouxo, Zé Araucárius, Roxito e Vináceo e os interessados já podem votar. A escolha do nome acontecerá no dia 26/10.

Essa ação faz parte do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias (SC), realizado pelo Instituto Espaço Silvestre, com apoio da Fundação Grupo Boticário - instituição que possui diversas ações relacionadas à proteção da Floresta com Araucárias. Segundo Vanessa Kanaan, responsável pela pesquisa, esses animais são resgatados do tráfico e por isso precisam ser reabilitados. Após estarem fortalecidos, os indivíduos são reintroduzidos no parque. “Essa espécie já esteve extinta na natureza durante 20 anos e estamos trabalhando para que isso não volte a acontecer”, explica Vanessa.

De acordo com Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, a ideia de fazer uma campanha para escolher o nome de um dos animais reintroduzidos é aproximar a conservação da biodiversidade brasileira das pessoas. “O papagaio-de-peito-roxo, assim como outras espécies, tem o poder de sensibilizar pela beleza, incentivando as pessoas a se mobilizarem em protegê-las e é essa a mensagem que queremos transmitir”, destaca Malu.

 “Considerado mundialmente ameaçado, com população estimada em cerca de 3.000 indivíduos na natureza [número considerado baixo para aves], a espécie, bem como o seu habitat, precisam de ações urgentes de proteção”, comenta Malu.

Os participantes podem escolher o nome favorito acessando a página do Facebook da Fundação Grupo Boticário (www.facebook.com/fundacaogrupoboticario) e comentar no post da campanha.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internetwww.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario





Nenhum comentário: