LITERCULTURA CHEGA À 4ª EDIÇÃO ABRINDO MAIS ESPAÇO PARA A PRODUÇÃO PARANAENSE

Festival literário será realizado no Palácio Garibaldi nos dias 26, 27 e 28 de Agosto 
O Litercultura – Festival Literário de Curitiba chega à sua 4.a edição entre os dias 26 e 28 de Agosto, na Sociedade Garibaldi, Largo da Ordem. Para se ajustar ao cenário atual, excepcionalmente o evento será concentrado em um único final de semana e não em capítulos como nos dois últimos anos. Em 2016, a organização preparou uma programação intensiva para os três dias, estabelecendo mais uma vez o caráter multiartístico com conferências, mesas-redondas, leituras e shows.

No primeiro dia, sexta, 26 de Agosto, o festival volta-se exclusivamente para a produção literária paranaense com o Panorama Paranístico, que terá exposição e venda de mais de 50 autores residentes no estado, apresentação do poeta Ivan Justen Santana sobre o cenário atual da literatura e leituras de trechos de obras com improvisação musical de Marcelo Torrone e Gabriel Schwartz. “Nossa intenção é mostrar a produção contemporânea paranaense. Não se tem notícia de uma iniciativa desta proporção voltada para os autores daqui”, diz Manoela Leão, idealizadora e produtora do Litercultura.

Estão escalados para esta edição autores de peso como Lourenço Mutarelli, Jacques Fux, Fernando Bonassi, Luiz Ruffato, Fausto Fawcett, Eduardo Spohr, Luci Collin e Alice Ruiz. Conhecido por sua influência na música dos anos 80, Fausto Fawcett abre o sábado, 27, com seu recente trabalho dramatúrgico com a Cia. do Urubu. Também no sábado, uma mesa sobre censura e gênero reunirá o escritor  Jacques Fux com Anna P, pseudônimo da escritora cuja identidade não será revelada ao público. “A ideia de manter o anonimato faz o desafio ainda mais interessante para o festival. Criamos uma forma de contar com a presença da Anna P. e preservar sua identidade. O tema vai pra mesa de debate com o Jacques Fux, autor do livro Brochadas. Além desse jogo de revelar e esconder, irão conversar sobre censura, erotismo, questões de gênero e padrões de comportamento. conta Manoela.

Na noite do dia 27, no TUC, o evento abre espaço para a sexta edição do Sex Libris – Sarau Erótico com os já confirmados Jacques Fux, Estrela Leminski, Otavio Linhares e Manoela Leão.

Também deve chamar a atenção do público o encontro com o escritor haitiano residente em Curitiba Rei Selly, que dividirá a mesa com Fernando Bonassi sob mediação do jornalista José Carlos Fernandes. Como ponto de contato, a crônica da sociedade particular de cada um. Podcaster, blogueiro e escritor sensação entre o público jovem, o carioca Eduardo Spohr também fará conferência neste Litercultura – às 11 horas do domingo. Spohr é representante de uma nova geração de escritores que têm na internet seu ponto de contato com o público. A sua obra de estreia A Batalha do Apocalipse vendeu 4 mil exemplares na Nerdstore sem amparo de editora. O livro continuou sua trajetória de sucesso sob o selo da Verus com mais de 50 mil cópias vendidas. É a primeira vez que o Litercultura abre espaço para a literatura juvenil.

No dia 28, à noite, encerrando a edição, sobe ao palco o músico e escritor gaúcho Vitor Ramil para um bate-papo com show.
Esta edição do Litercultura será a segunda completa sob curadoria do crítico e jornalista Manuel da Costa Pinto. Ex-editor da Revista Cult, atual colunista do Caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo, Costa Pinto já foi curador da Flip e da programação literária da Feira de Frankfurt, na Alemanha, entre outros projetos curatoriais.

O Litercultura nasceu em Curitiba e é uma realização da Gusto Produção Cultural. Nesta edição conta com patrocínio do Banco Itaú e apoio da ELEJOR.

Para facilitar o acesso ao público, este ano o Litercultura irá disponibilizar três pontos de entrega de ingressos, que poderão ser retirados gratuitamente 15 dias antes do evento. São eles: Shopping Palladium, Universidade Positivo Câmpus Osório (Praça General Osório, 125 – Centro), Câmpus Ecoville (Bloco Amarelo). Nos dias do evento a bilheteria estará aberta mediante à lotação da casa.


Sobre o Litercultura
O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera, Valter Hugo Mae, Tim Vickery, Antonio Skármeta, Alan Pauls e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Site: www.litercultura.com.br I Facebook: www.facebook.com/litercultura

Litercultura 2015
Festival com shows, conferências, oficinas e mesas-redondas
De 26 a 28 de Agosto (sexta a domingo) de 2016
Sociedade Garibaldi – Praça Garibaldi, 12, Largo da Ordem
Patrocínio: Banco Itaú
Apoio: ELEJOR
Apoio institucional: Itaú cultural, Programa Rumos, Prêmio Oceanos, Colégio Positivo, Escola de Escrita, Palácio Garibaldi, Slaviero Hotel, Fundação Cultural de Curitiba.
Realização: Gusto Produção Cultural
Ingressos gratuitos antecipados devem ser retirados com antecedência: Espaço UP (Shopping Palladium – piso L2), Universidade Positivo Câmpus Osório (Praça General Osório, 125 – Centro), Câmpus Ecoville (Bloco Amarelo).
Ingressos na bilheteria conforme lotação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS