FÓRUM " DE CASO COM A PALAVRA" SERÁ EM PARANAVAÍ

Palestrantes conhecidos no cenário nacional participam do encontro
Na semana que vem, dia 5 de Setembro, Paranavaí recebe o fórum “De Caso com a Palavra”, idealizado pela escritora Cléo Busatto. O tema do encontro é “Os efeitos e afetos da literatura em nossa vida”. O evento, voltado aos mediadores de leitura, bibliotecários, agentes de leitura, atendentes de bibliotecas, estudantes, educadores e público interessado, será realizado no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. As inscrições são gratuitas aceda a www.cleobusatto.com.br

O evento oferece aos participantes uma reflexão sobre o texto literário. O ensino de como o mediador tem papel fundamental na formação do ser humano, a partir da subjetividade e da fantasia proporcionadas pela leitura também será abordado. O fórum contará com a participação de grandes nomes da literatura, como Luís Henrique Pellanda, Alicce Oliveira, Mari Inês Piekas e Marta Morais da Costa. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura - PELLL.
 Estou feliz ao retornar para Paranavaí e encerrar satisfeita a segunda edição do De Caso com a Palavra. Tenho a certeza de que as oficinas realizadas pelo Paraná em 2016 e 2017 permitiram formarmos mediadores que tornem a literatura literária mais acessível e parte do cotidiano. Sinto que a nossa missão de formar atendentes qualificados que possam formar leitores mais conscientes continua e espero que possamos retornar para a região de Paranavaí em uma próxima edição”, conta Cléo Busatto. 
Durante o evento serão apresentados os três projetos mais significativos desenvolvidos por mediadores que participaram das oficinas.
Palestrantes  
Alicce Oliveira - Idealizadora do Projeto “Contos do Mato”, aprovado pela FUNARTE/2009. Coordenadora do Projeto “CEJA um Contador de Histórias” em parceria com a SEDUC/MT (Secretaria de Estado de Educação). Seus espetáculos “Histórias Birutas e Batutas”; “Trecos e Cacarecos” e a oficina “Como Contar e Encantar com Histórias” foram apresentados em Cuiabá e cidades do interior de Mato Grosso. Outros Estados, também visitados foram: Roraima, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Acre, Rio Grande do Sul, Pará e São Paulo. Participação em dois Festivais: IV Festival de Contadores de Histórias de Porto Alegre e I Encontro dos Contadores de Histórias da Amazônia.
Luís Henrique Pellanda - Escritor e jornalista é autor dos livros O macaco ornamental (contos, Bertrand Brasil, 2009), Nós passaremos em branco (crônicas, Arquipélago Editorial, 2011, finalista do Prêmio Jabuti 2012) e Asa de sereia (crônicas, Arquipélago Editorial, 2013, finalista do Prêmio Portugal Telecom 2014), e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (Arquipélago Editorial, 2010 e 2012). É cronista da Gazeta do Povo e ministra oficinas de crônica por todo o Brasil. Foi editor e idealizador do site de crônicas Vida Breve e subeditor do jornal literário Rascunho. Repórter, trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. Seu último livro de crônicas, Detetive à deriva, foi lançado em agosto de 2016.
Mari Inês Piekas - Mestre em Artes Visuais (UDESC) participa como pesquisadora do grupo Imagem, Arte e Desenho na Escola. Em Curitiba, ministra aulas de desenho, pintura e ilustração. Seu trabalho artístico concentra-se principalmente na litografia, onde explora o preto e branco, desenhando em grandes formatos. Como ilustradora de literatura infanto juvenil e didática, já realizou trabalhos para as editoras Paulinas, FTD, Moderna, Martins Fontes, Paulus, Cortez, SM e Positivo, utilizando-se das técnicas tradicionais como grafite, aquarela, lápis de cor, pastel sêco, bico de pena e mista. Na ilustração científica, destaca-se com o livro “Plantas em Extinção no Estado do Paraná” e Menção Especial no IX Concurso de Ilustração Botânica Margaret Mee, Rio de Janeiro.
Marta Morais da Costa - Graduada em Letras pela UFPR, mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, ministra disciplinas sobre leitura, poesia, narrativas brasileiras, história do teatro e da dramaturgia brasileira no mestrado e doutorado em Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná. Foi a idealizadora de programas como o Congresso Nacional de Leitura de Múltiplas Linguagens, e o Saberes – Congresso Paranaense de Leitura. Publicou uma série de artigos e capítulos de livros sobre temas como teatro, literatura infantil e leitura. Escreveu a peça Femina e, em 2006, publicou o livro Mapa do Mundo: Crônicas sobre Leitura, onde fala sobre formação de professores, teoria literária e contação de histórias.
De Caso com a Palavra  
Após duas edições, mais de 190 cidades paranaenses foram impactadas com o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cleo Busatto. O projeto formou mais de 800 atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares, escolas do Paraná e de instituições da comunidade, beneficiando dez mil pessoas.

Serviço: Projeto: Fórum “Efeitos e Afetos da Literatura” - “De Caso com a Palavra”
Quando: 5 de Setembro, terça-feira, das 8h30 às 17h
Onde: Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa – Avenida Guaporé, 2080, Paranavaí, Paraná
Inscrições gratuitas em www.cleobusatto.com.br  
Apoio: Copel
Realização: CLB Produções
Apoio Cultural: Biblioteca Pública do Paraná e Plano do Livro Leitura Literatura do Paraná (PELLL)
Incentivo: Secretaria da Cultura do Paraná e Paraná Incentivo à Cultura (Profice).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS