MURRO EM PONTA DE FACA: ESPETÁCULO SOBRE DITADURA MILITAR CIRCULA PELO PARANÁ

Onze cidades recebem, gratuitamente, apresentações, aula aberta de iluminação e debate. Temporada inicia em Piraquara nesta sexta-feira, 18/8, com participação da socióloga Sonia Lafoz
  
A montagem do Espaço Cênico para o texto clássico de Augusto Boal, “Murro em Ponta de Faca”, faz em agosto e setembro uma temporada de circulação por 11 cidades do Paraná.  Com direção de Paulo José, a peça, que trata da ditadura militar brasileira, inicia a temporada no dia 18 de Agosto, no Theatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, em Piraquara, e segue até 3 de  setembro, com novo elenco: Abílio Ramos, Gabriel Gorosito, Edson Bueno, Patrícia Saravy, Raquel Rizzo, além de Nena Inoue, criadora e diretora da companhia Espaço Cênico.  As atividades começam com a aula aberta de Iluminação, com Beto Bruel, sem necessidade de inscrição prévia, e seguem após a apresentação da peça com o debate Exílios e Pertencimentos”. Em Piraquara a convidada será a socióloga Sonia Lafoz.  
Fotografia: Lidia Ueta. 
Em seguida, o espetáculo segue para Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Arapongas, Maringá, Pinhais, Araucária, Campo Largo e Paranaguá, oferecendo sempre aulas de Iluminação com o premiado Beto Bruel, além de 15 debates com a participação de convidados de cada cidade, que vivenciaram os anos da ditadura no Brasil.

Selecionado no primeiro edital da Lei Estadual de Incentivo a Cultura/PROFICE, a turnê “Murro em Ponta de Faca” conta com o patrocínio da COPEL.

Emblemático texto da dramaturgia brasileira, escrito por Boal em 1974 foi o primeiro texto do autor montado no Brasil durante seu exílio no exterior, em 1978, pelas mãos do mesmo Paulo José que em 2011 aceitou o convite de Nena Inoue e segue assinando a direção do espetáculo, desde então.

Fotografia: Lidia Ueta. 
Sonia Lafoz nasceu em Argel, norte da África, mas diz que “meu coração é brasileiro”. “Cheguei em São Paulo aos 7 anos com a minha família de pai espanhol e mãe francesa. A família deixou a Argélia em 1954, de certa forma, fugindo dos prenúncios da guerra de libertação argelina. Meu pai, era do Partido Comunista Espanhol no exílio e a polícia francesa da época ia buscá-lo a cada agitação política e ele ficava alguns dias preso. Posso até dizer que já nasci quase exilada”, conta ela, que tem 71 anos. “Até meus 20 anos permaneci em São Paulo e iniciando a faculdade de psicologia na USP na famosa Maria Antonia, palco de muita agitação política nos anos 60. Na USP a militância política era intensa e participei de todo o processo de lutas universitárias contra a ditadura que se instalara em 64 e que em 68 teve seu momento mais drástico. Com o endurecimento dos militares no poder a repressão aos estudantes se intensificou fortemente. A clandestinidade veio como consequência”, completa.

Murro em Ponta de Faca conta sobre um grupo de exilados brasileiros em suas trajetórias pelo Chile, Argentina e França. Um relato do Brasil e da América Latina à época da Ditadura, em precisa radiografia histórica e temática universal, sob o olhar de Augusto Boal e Paulo José, dois grandes nomes do teatro no Brasil e no exterior.

Passados 50 anos do Golpe Militar, trazer a cena o contexto histórico da ditadura brasileira e latino americana, período fundamental para o entendimento dos rumos da Democracia do pais”, pontua Nena Inoue, idealizadora da montagem que também atua.   

A peça traz o exílio como temática, prática sempre presente na história da humanidade, que se por um lado é fruto da negação, da dominação, da intolerância e da exclusão, por outro, é a negação da negação, a resistência, a luta pela afirmação. Um trabalho que insiste que lembrar é resistir. “Hoje existe a prática da filosofia do perdão, do viver e deixar viver... eu afirmo que importante também é não esquecer, pois a perda de memória pode nos levar a repetir o erro”, diz o diretor, ressaltando a importância da montagem.

“Montei esta peça quando, após uma leitura dramática no Espaço Cênico, constatei que os jovens na plateia não sabiam sobre este período do Brasil. Afinal, é mais uma das coisas graves que passaram impunes no Brasil, que por isso continua réu na Corte Interamericana dos Direitos Humanos, por conta dos crimes cometidos na Ditadura e porque não levou a julgamento nenhum dos torturadores...acho que nunca levará, e assim a justiça não acontecerá. Então me sinto no dever de mostrar o que aconteceu”, completa Nena. 

Considerando a excelência dramatúrgica e atualidade da obra, a montagem busca estender a obra de Augusto Boal e apresenta não só a ditadura brasileira, mas também a latino-americana. A intenção é valorizar a memória nacional e ressaltar um período recente da História do Brasil ignorado por muitos, além de insistir no reconhecimento de brasileiros que resistem”, observa a atriz. Selecionado único pelo Paraná no Prêmio Myriam Muniz 2010 de montagem, o espetáculo estreou não por acaso, dia 31 de março de 2011, no Festival de Curitiba, no Espaço Cênico, e realizou temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando-se em diversas cidades do país com apoio de editais de circulação da Caixa Cultural, Funarte e Petrobras Cultural. 

FICHA TÉCNICA
Texto: Augusto Boal
Direção Geral: Paulo José
Elenco:  Abílio Ramos, Edson Bueno, Gabriel Gorosito, Patrícia Saravy, Nena Inoue, Raquel Rizzo.
Iluminação: Beto Bruel
Cenário: Ruy Almeida
Figurino: Rô Nascimento
Direção Sonora: Daniel Belquer
Preparação Vocal: Célio Rentroya e Babaya
Técnico Operador: Vinicius Sant
Assistente de Figurino: Sabrina Magalhães 
Ilustração Original: Elifas Andreato
Designer Gráfico: Martin Castro
Fotografia: Lidia Ueta
Assessoria de Imprensa: Adriane Perin | De Inverno Comunicação
Mídias Sociais: Trópico

Produção Local: Rachel Coelho (Maringá e Arapongas), Priscila Cruz (Campo Largo), Lair Junior (Cascavel e Umuarama), Mariana Zanette (Paranaguá), Emerson Rechenberg (Ponta Grossa), Nena Inoue e Caroll Teixeira (Araucária, Piraquara, Pinhais), Rita Felchak (Guarapuava)
Assistente de Produção: Priscila de Morais
Produção Executiva: Carolline Teixeira
Idealização e Diretora de Produção: Nena Inoue
Realização e Criação: Espaço Cênico e Teatroca - Associação Livre de Teatro
Incentivo: COPEL.

Este projeto foi contemplado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE.

SERVIÇO:
Informações:

Piraquara
Data: 18/08
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza
21h Debate “Exílios e Pertencimentos”
** 16h Aula Aberta de Iluminação com Beto Bruel


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS