GIBITECA HOMENAGEIA PERSONAGENS DOS QUADRINHOS CURITIBANOS

            A Gibiteca de Curitiba inaugura nesta sexta-feira (11), às 19h, a exposição “Traços Curitibanos – Personagens de Curitiba”, que comemora o aniversário dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos curitibanos: 30 anos do Marcozinho, 25 anos do Curitibinha, 20 anos do Gralha e 10 anos da Loira Fantasma de Curitiba. A exposição conta com publicações, display e ilustrações dos aniversariantes e traça um panorama cronológico de todos os personagens locais desde 1926, quando foi criado o primeiro deles, Chico Fumaça, de Alceu Chichorro.


            No mesmo dia, será feito o lançamento das revistas “A Loira Fantasma de Curitiba” e “Curitibinha”, e do livro ilustrado “As aventuras do Pirata Zulmiro”. Será realizado também um debate com os curadores da mostra “Traços Curitibanos” - Antonio Eder, Marcelo Lopes, Natan SS, Walkir Fernander e Fulvio Pacheco.

            As revistas – “A Loira Fantasma de Curitiba” é a personagem de Fulvio Pacheco baseada na notória lenda urbana da capital paranaense. Após 10 anos fazendo aparições em revistas de quadrinhos como Bocas Malditas, Cidade Sorriso dos Mortos Vivos e Quadrinhópole Lobo da Estrada, a personagem ganha agora a sua própria revista pela Editora Estronho. O roteiro, parceria entre Fulvio e  Ma Matiazzi, explora a aterrorizante perseguição da loira contra taxistas de Curitiba, como vingança contra o taxista que a assassinou. Além do traço em stencil de Fulvio Pacheco, a revista conta com a arte de 40 quadrinistas convidados nas mais variadas técnicas de ilustração.

O “Curitibinha Volume 1” é o primeiro álbum em quadrinhos do piá ecológico de Curitiba, criado pelo cartunista Marco Vaz. Lançado em 1993, nas comemorações alusivas aos 300 anos de Curitiba, o personagem foi um grande sucesso nas escolas municipais até o início dos anos 2000. Neste álbum são apresentados os personagens que compõem o núcleo principal do Curitibinha: Fosco, Graciosa, Curiticão, a gralha azul Celeste, a araucária Sorriso e os pais adotivos Tio Barigui e Dona Felicidade.


“As Aventuras do Pirata Zulmiro” é um livro ilustrado infanto-juvenil, escrito pelo pesquisador Marcos Juliano, com as ilustrações do desenhista curitibano Francis de Cristo. O livro conta sobre as aventuras de um legítimo pirata inglês que veio se esconder na cidade de Curitiba, e aqui viveu até o fim dos seus dias. Narra a vida de Zulmiro, desde o seu nascimento no longínquo ano de 1798, passando por grandes aventuras no oceano enfrentando outros piratas em fantásticas batalhas marítimas, ao lado de sua companheira, a cigana Hortênsia. O pirata Zulmiro, em parceria com outros piratas, escondeu um fabuloso tesouro na ilha da Trindade, que foi alvo de inúmeras expedições inglesas e brasileiras ao longo dos anos.
O fim de semana será marcado por outro evento na área dos quadrinhos. É o “Literatiba”, com uma programação de palestras e debates sobre essa linguagem literária. O evento acontece das 10h às 19h, no Memorial de Curitiba.

            Serviço: Abertura da mostra “Traços Curitibanos”  e lançamento das revistas “ A Loira Fantasma de Curitiba” e “Curitibinha”, e do livro ilustrado “As aventuras do Pirata Zulmiro”.
            Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533)
            Data e horário: 11 de Agosto de 2017 (sexta-feira), às 19h
            Entrada franca.
  
            Literatiba
12 de Agosto (sábado), das 10h às 19h, no Memorial de Curitiba
             Programação:
11h - A importância das HQs na formação de leitores
12h - Adaptações literárias nos filmes e séries
13h - Criando histórias de terror de sucesso
14h - Segredos do mercado editorial
15h - O papel de uma academia literária no século 21                          
16h - Como criar mundos? Uma fantasia possível
17h - Divulgadores literários
18h - Ultraman e tokusatsu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS