11º CICLO DE ATUALIZAÇÃO EM MODA
Abertas as inscrições para o 11º Ciclo de Atualização em Moda, evento que faz parte da programação paralela do 6º Paraná Business Collection, que acontece de 26 a 30 de Junho no Centro de Convenções FIEP, em Curitiba. Instalações, Oficinas de Criação e palestras interativas compõem esta edição, que tem como tema Cabeça nas Nuvens e Pés no Chão, atividades direcionadas a estimular a criatividade e transferi-la a produtos de sucesso no mercado.
Entre as personalidades que farão parte do time dos palestrantes, está Celaine Refosco, que no dia 27 de Junho falará sobre o tema “Entre a liberdade criativa e o sucesso profissional”. A intenção é resgatar uma abordagem sobre a gestão da criação, da educação em moda e a relação dos fazeres do designer no século XXI.
Em seguida, o historiador especialista em Moda e Design Vinicius Schane aborda o tema “Contexto Social da Moda – Um viés para criação”, que tem como objetivo mostrar os movimentos que coordenam as leituras das tendências de comportamento como interface para a criação de moda.
Nos dias 27 e 28 de Junho, Celaine Refosco ministra a Oficina de Criação “Sublime Sublimação”, que explorará criação e técnicas para estamparia. As aulas são voltadas a profissionais, professores e estudantes das áreas de moda, design gráfico, produto com interesse em estamparia e sublimação.
Também no dia 28, Clarice Borian coordena o Encontro Interativo “A Poética do Simples”. A oficina convida profissionais da área de criação, negócios, estilistas, designers, estudantes a trabalharem com o que está disponível e acessível no seu cotidiano para tornar uma marca ou produto mais autoral e singular.
Na sexta-feira, dia 29, será a vez de Rose Andrade ministrar a palestra “Inspirações Brasileiras”. A proposta é olhar o Brasil de maneira inovadora apontando as diferenças que sirvam de inspiração e pesquisa, ampliando assim os horizontes e referências para a criação.
Em seguida, Cíntia Sanmartin Fernandes, doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fala sobre “A cidade como espaço de pesquisa, criação e reinvenção”. O intuito é mostrar como grupos expressam suas identidades por meio de uma estética-comunicativa presente na moda e nos modos dos corpos interagirem com o espaço.
Por fim, a estilista paulista Fernanda Yamamoto traz o tema “Processos Criativos”, apontando os vários caminhos para se concretizar uma coleção até a passarela: pesquisas, experimentos e a constante busca por soluções em materiais, cores e texturas. A estilista paulista é considerada como um dos mais promissores talentos da moda brasileira e é presença constante no line-up da São Paulo Fashion Week.
Também fazem parte da programação paralela: o IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, com o tema: Pincéis e Carretéis, com desfile dos finalistas será no sábado (30); o Ideia Moda – Amostra de Novos designers – uma mostra de mini-coleções de novos nomes no mercado da moda paranaense; as Instalações Ideias que Mudam a Moda e a ação especial com o tema Topetes Curitibanos.
O Paraná Business Collection é realizado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas); coordenado pela jornalista Nereide Michel (NaModa Comunicação de Estilo ) e pelo produtor Paulo Martins (OX Comunicação de Moda).
Inscrições para as oficinas e palestras do 11º Ciclo de Atualização em Moda devem ser feitas no site http://www.paranabusinesscollection.com.br/.
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