CURITIBA EM PRETO E BRANCO DE PAULA SCHMIDLIN

“Curitiba em Preto e Branco” por Paula Schmidlin no Solar do Rosário

A artista plástica Paula Schmidlin está expondo seus desenhos em nanquim, todos feitos em preto e branco com o tema Curitiba. As obras foram criadas exclusivamente para a exposição que inaugura no próximo domingo dia 21, às 11 horas da manhã e ficará aberta até o dia 8 de Novembro com entrada franca na Galeria de Arte Solar do Rosário.

Ela iniciou no meio artístico quando tinha apenas 12 anos ao participar do Primeiro Atelier de Xilogravura do Estado do Paraná, ministrado pelo pintor Nilo Previdi. Decidiu ser autodidata de propósito, pois acredita que por esta forma de aprendizado tem mais liberdade de criação e estilo próprio. “Preferi não me basear em um único artista porque geralmente quando isso acontece asobras sofrem influência de outras tendências e pensamentos, optei em ser livre e ter minha maneira de me expressar. ” Conta que mesmo assim alguns críticos enquadram sua arte no que se conhece como Novo Expressionismo.

Paula prioriza ilustrar figuras humanas. “Assim consigo transparecer sentimentos através de composições”. Quem observar suas obras pode perceber que por mais que use a deformação em faces, ela transmite cada sensação de seus personagens, inclusive noções de movimento. Como ela mesma diz o interessante é “sugerir”.

Sua maneira de trabalhar também é irreverente, ela conta que para as pinturas utiliza uma faca de prata, um presente de infância, substituindo a espátula; bem como a pena e nanquim para os desenhos todos marcados por um traço forte. “Não me prendo a certas normas, gosto de demonstrar sentimentos. Não costumo retocar minhas obras, acredito que o primeiro traço deve permanecer, é ele que marca”, comenta.

Segundo a artista seu segredo é ser observadora, além da inspiração. “Pinto com a memória, presto atenção quando alguém fala, pensa se expressa, para pegar um ponto característico e depois aplicá-lo”.

A Galeria de Arte Solar do Rosário fica na Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico – Curitiba – PR(41) 3225-6232 - www.solardorosario.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"