sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

GLOBAL GAME JAM EM MARATONA MUNDIAM NA PUC PARANÁ

A PUCPR recebe mais uma edição da Global Game Jam – Maratona mundial de desenvolvedores de jogos
O evento terá 48h de maratona e acontece em 485 sedes, distribuídas em países de todos os continentes

A PUCPR será, pela 6ª vez, uma das sedes do Global Game Jam (GGJ), Encontro Internacional de Desenvolvimento de Jogos que acontece simultaneamente em todo o mundo. O evento será realizado, de 23 a 25 de janeiro, em cerca de 485 sedes distribuídas em países de todos os continentes, totalizando mais de 20 mil participantes. Na Universidade, as atividades acontecerão no Bloco Azul. Durante os últimos anos a PUCPR tem sido a maior sede do evento no Brasil e uma das maiores do mundo. "Esperamos este ano mais de 400 jammers concentrados na criação de jogos durante o último fim de semana de janeiro", afirma o professor Bruno Campagnolo, coordenador da Global Game Jam em Curitiba.

O objetivo do encontro é que os jammers (nome dado aos participantes) desenvolvam jogos a partir de um tema comum que é revelado somente no início da jornada. Durante a competição, os jammers ficam nas sedes em período integral. Levam colchonetes, cobertores, travesseiros e se preparam para passar dois dias com refeições à base de fast food, sendo que a pizza figura entre os pratos preferidos. Depois do evento, todos os jogos ficam disponíveis na internet e é feito o ranking dos mais acessados. Na edição 2013 do GGJ, a PUCPR foi a maior sede do mundo e a que gerou mais jogos. 


São envolvidos diversos profissionais e amadores das áreas de criação de games: artistas, programadores, músicos, designers, entre outros. 
O início da jam será na sexta-feira pela noite (dia 23/01) e será concluída no domingo à noite (dia 25/01). No Brasil, outras cidades também vão sediar o evento simultaneamente.

Uma novidade da edição de 2015: paralelamente à Global Game Jam, ocorrerão: criação de trailers de jogos, adaptação de jogos para dispositivos alternativos, modificação de jogos existentes, registro de evento, jam kids & teens e jam de localização (tradução e adaptação de jogos). As atividades paralelas não terão influência no resultado da GGJ.

Serviço:  Global Game Jam – Encontro Internacional de Desenvolvimento de Jogos
Data: 23 a 25 de Janeiro
Local: Bloco Azul da PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho

Nenhum comentário: