A ORDEM É SAMBA NA CAIXA CULTURAL

A cantora baiana Jussara Silveira é a nova atração do projeto Samba de Bamba na próxima terça-feira, dia 4, às 20 horas, na Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro). A cantora preparou especialmente para o projeto o show A Ordem é Samba - título, emprestado do samba homônimo de Jackson do Pandeiro, que ainda traz o subtítulo “a nova velha guarda do samba da Bahia”, para compor um roteiro esmerado, em que a graça e a leveza do samba se ajustam a letras e melodias significativas e harmonias apuradas. Jussara será acompanhada por dois grandes músicos: o percussionista e baterista Marcelo Costa, produtor de três dos seus discos, e Muri Costa, violonista e mestre em arranjos vocais.

Jussara Silveira conta que a escolha do repertório foi feita a partir de sua própria discografia, sambas que gravou ao longo de sua carreira, ou cantou em shows. Esses sambas que vão formar uma unidade que percorre composições desde Assis Valente a jovens compositores como Tiaganá Santana, Moreno Veloso, J. Velloso, Paquito, passando por Roque Ferreira, Batatinha e por Dorival Caymmi, com destaque para o samba “Lá vem a baiana”, gravado por ela no premiado álbum Canções de Caymmi, que faz parte da trilha hollywoodiana do filme The breack Up (“Separados pelo Casamento”) - com Jennifer Aniston e Vince Vaughn, pontuando a relação amorosa daquela comédia romântica.

A partir do disco de Canções de Caymmi, a cantora faz uma sutil ligação entre registros anteriores e sonoridades posteriores, mantendo a ponte entre nosso passado e nosso futuro, preservando os elementos utilizados por compositores de cada época, como a “caixa de fósforos” de Batatinha, ou o “prato” de Dona Edith, dando lastro ao seu canto com a justeza devida aos mestres e com a densidade e a leveza, propriedades interpretativas que lhe têm rendido um merecido reconhecimento.
O projeto Samba de Bamba é uma oportunidade única para a artista revisitar seu repertório e levar o público a se reconhecer no samba, na canção brasileira, pois deste trabalho parece emergir, em conjunto, todas as referências de uma Bahia Caymmiana, antiga e nova, onde o canto simplesmente evidencia o que os grandes compositores ensinaram ontem e ensinam agora.

Samba de Bamba
O coordenador e curador do Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, comemora a terceira temporada do projeto que começa o segundo semestre com grandes atrações. A expectativa é que a exemplo dos primeiros shows, o público lote o teatro da Caixa Cultural. Browne adianta que os convidados do projeto vão mostrar na Caixa Cultural o autêntico samba brasileiro com seus vários sotaques. “O samba é o gênero brasileiro que agrega intérpretes maravilhosos em cada canto do país. Estamos apresentando as várias vertentes do samba  e todos tem como compromisso de apresentar no repertório composições que respeitam o nosso passado cultural e que, ao mesmo tempo, mostram que é possível renovar com qualidade”, finaliza.
A próxima atração é o sanfoneiro pernambucano Cezzinha, dia 1º de Setembro.

Serviço: A Ordem é Samba – show com a cantora baiana Jussara Silveira
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 4 de Agosto de 2015 (terça-feira) às 20 horas
Duração: 90 minutos
Ingressos: À venda a partir de 1º de Agosto. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
www.caixa.gov.br/caixacultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS