quarta-feira, 30 de março de 2016

MUSEU PARANAENSE RECEBE MOSTRA DE TRAJES TÍPICOS E OBJETOS PORTUGUESES

Abre neste domingo (03/04), às 10h, no Museu Paranaense, a exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses, que se propõe a rever tradições e referências de um dos grupos étnicos formadores da população paranaense. A mostra é organizada pelo grupo folclórico Alma Lusa, com o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro. Na abertura, o público poderá apreciar apresentações folclóricas e degustação da comida típica portuguesa. A entrada é gratuita.  



A exposição resgatará um pouco da história de formação da imigração portuguesa, por meio dos trajes típicos regionais, instrumentos, músicas e outros aspectos do imigrante português. “São muitos os lugares onde é possível notar referências da cultura portuguesa, seja nos topônimos, nos detalhes arquitetônicos, na culinária, nas danças, na música e no folclore. E, também em suas organizações socioculturais, como associações, clubes, centros culturais”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Sociedade Portuguesa e Grupo Folclórico Alma Lusa
Fundada em 10 de Novembro de 1878, a Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro é uma das mais antigas do Paraná. Desde sua fundação, trabalha no culto das tradições portuguesas. O Grupo Folclórico Alma Lusa foi criado em 1959, composto por portugueses, descendentes e, principalmente, amantes do país ibérico, todos com o desejo de difundir e cultivar as tradições, dançares e cantares da terra-mãe. Com seus folcloristas, músicos, diretores, o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro e integrantes da comunidade portuguesa de Curitiba, o Alma Lusa contabiliza mais de 2000 apresentações realizadas.

Serviço: Exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses no Museu Paranaense
Abertura: 3 de Abril (domingo), às 10h
Período expositivo: até 26 de Junho de 2016    
Entrada gratuita.

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba – PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h

Nenhum comentário: