CHEFS RENOMADOS DE CURITIBA PREPARAM LANCHE ESPECIAL PARA DOADORES DE SANGUE

Campanha da Unimed Curitiba busca incentivar e presentear os doadores na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

Para incentivar as pessoas a doar sangue nesta terça-feira (14), quando se comemora o dia Mundial do Doador de Sangue, a Unimed Curitiba buscou uma solução criativa e saborosa. Daniela Caldeira, Manu Buffara e Beto Madalosso, renomados chefs de Curitiba, irão preparar lanches especiais para aqueles que forem doar sangue no Hemepar (das 8h às 13h30) ou no Hemobanco (das 7h30 às 18h). A ação foi desenvolvida pela Heads Propaganda.

Nosso maior objetivo é aumentar o número de doações, que historicamente caem cerca de 30% no inverno. Além disso, é uma forma criativa de presentear aqueles que dedicam do seu tempo para salvar vidas”, explica Valéria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba.

No cardápio estão pão de fubá com ricota caseira e raspas de limão siciliano (Dani Caldeira), focaccia veggie (Manu Buffara) e sanduíches de pernil e salmão (Beto Madalosso).

Doações reduzem no inverno 
A cada inverno, a história se repete: as doações de sangue caem cerca de 30%. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o volume normal de doações, em Curitiba, é de 10 a 110 doadores, de segunda a sexta, e de 180 a 200, aos sábados. No geral, entre 10% e 15% das coletas são inaptas para doação. Com o frio, as coletas caem para uma média de 65 doadores aptos durante a semana e 120 aos sábados, o que compromete o atendimento pleno da rede hospitalar.

Para fazer frente à queda de oferta de sangue, a oncologista pediátrica Edna Carbone, médica cooperada da Unimed Curitiba e hematologista do Hemepar, destaca a importância das empresas, clubes de serviços, igrejas, sindicatos e entidades de classe realizarem campanhas de conscientização e estímulo à doação de sangue. Segundo ela, a informação frequente ainda é o principal instrumento de mobilização da sociedade para o abastecimento dos bancos de sangue.

Além das campanhas, Edna destaca o uso de tecnologia em favor daqueles que precisam de sangue. O Instituto das Cidades Inteligentes desenvolveu o aplicativo Hemogram, de acesso gratuito, que informa quem precisa de doação de sangue e ajuda ao doador frequente a controlar sua agenda de doações. A partir dos dados cadastrais informados pelos doadores em potencial, quando algum pedido de doação é informado, o aplicativo localiza e avisa aos doadores mais próximos ao ponto de coleta que possuem o tipo de sangue e o fator RH compatíveis com a solicitação.

Serviço:
HEMOBANCO:
Endereço: Rua Capitão Souza Naves, 290
Horário de doação: das 8h ás 13h30
Cardápio Dani Caldeira: Pão de fubá com ricota caseira e raspas de limão siciliano
Cardápio Manu Buffara: Focaccia veggie

HEMEPAR:
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145
Horário de doação: das 7h30h ás 18h
Cardápio Beto Madalosso: Sanduíche de pernil e de salmão.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"