CURITIBA SEDIA PRIMEIRA ROBOCUP OPET


Curitiba sedia primeira Robocup Opet
Corrida de robôs é promovida pela Faculdade Opet, competição une alunos de TI, Engenharias e Desenvolvimento de Sistemas, e Gestão de Tecnologia.

Entre 28 de Novembro e 1º de Dezembro será realizada em Curitiba a 1ª Robocup, corrida de robôs construídos pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Engenharias da Faculdade Opet. O objetivo é oferecer uma vivência prática para que os alunos colaborem em equipe para a construção de um projeto que une criatividade e desempenho. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, acontece no campus Rebouças sempre a partir das 19h. 

A competição exige o funcionamento pleno do robô: após percorrer o percurso irregular ele deve levantar um objeto, traze-lo para a base seguindo o caminho que será impresso no piso do espaço Startups. Quem percorrer o circuito no menor tempo, sem erros será o vencedor do duelo. As seis equipes que irão participar foram as vencedoras das eliminatórias realizadas durante o mês. No último dia de competição será feita a premiação da melhor equipe.

Todas as máquinas possuem dispositivos como braços computadorizados baseados em tecnologia Arduino ou Lego. A preocupação com o meio ambiente também foi levada em considerando, sendo que os robôs foram criados a partir de sucata tecnológica desde computadores a motores elétricos.

Segundo o coordenador do curso de TI, Cezar Azevedo, essa é uma grande oportunidade para os alunos aplicarem na prática o que foi ensinado pelos professores. “Os alunos de cada curso focam na sua área de conhecimento, programando, construindo ou projetando os robôs”, explica Azevedo.

Ele destaca ainda que essa ação faz parte do processo de inovação da Opet, no qual elimina o trabalho de conclusão de curso e oferece a criação de um projeto prático que prepara melhor o aluno para o mercado de trabalho.

O início da construção do robô vem acontecendo desde maio, sendo quase seis meses de trabalho. Os alunos se organizam em grupos para definir desde o projeto inicial do robô, até a parte eletrônica e de programação”, afirma Baracho Rocha, coordenador do curso de Sistemas de Informação.

Já o coordenador do curso de engenharia da Opet, Fabiano Romanel, espera que o evento seja um sucesso. “Acredito que será um grande encontro de futuros projetistas de robôs inteligentes”, conclui.

Serviço: 1ª Robocup Opet – Corrida de Robôs
Data: 1º  de dezembro às 19 horas 
Local: Opet Campus Rebouças
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 892 - Rebouças

Entrada: gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS