FESTIVAL SUBTROPIKAL CONCORRE A PRÊMIO DE ECONOMIA CRIATIVA
Prêmio
Brasil Criativo selecionou 132 projetos em todo o Brasil, 3 paranaenses foram
selecionados
O Subtropikal
é finalista no Prêmio Brasil Criativo. Chancelada pelo Ministério da Cultura
como a "premiação oficial da Economia Criativa no Brasil”, a plataforma
pré-selecionou 132 projetos espalhados pelo Brasil, divididos em 22 categorias
(cada uma com seis indicados). O prêmio é apresentado pela 3M e realizado pelo
Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura. O festival, que
fomentou a economia criativa, a cultura e as manifestações artísticas em
Curitiba durante uma semana no mês de agosto, se insere ainda mais no mapa da
economia criativa do país com esta indicação.
Nesta
etapa do prêmio os seis indicados por categoria concorrem em votação aberta ao
público - e que se encerra no dia 02 de dezembro. Após esta fase, restam três
selecionados por categoria, e o grande vencedor é eleito por um júri
especializado e anunciado numa cerimônia que acontece no dia 15/12, em São
Paulo.
Sobre o
Subtropikal - é um
Festival de Criatividade Urbana que teve sua primeira edição durante o mês de
agosto, em Curitiba. O evento propôs três plataformas que se desdobraram ao
longo de oito dias: a “Explore” foi uma provocação e um convite aos habitantes
da cidade a explorá-la melhor, ocupando seus espaços e festejando seus novos e
velhos talentos em diversas áreas criativas. A pintura de um imenso mural na
fachada do Moinho Rebouças (sede da Fundação Cultural de Curitiba), projeções
(algumas mapeadas) espalhadas pela noite e um circuito de oficinas fizeram parte
da “missão exploradora” do festival. Já a “Reflita” consistiu em um fórum de
discussão com dois dias de duração no emblemático Teatro do Paiol. Mobilidade,
ocupação, colaborativismo, empoderamento e manifestações artísticas na cidade
foram alguns dos temas que foram discutidos. Por fim, a plataforma “Curta”
compreendeu uma grande festa reunindo núcleos e artistas destacados na noite
curitibana no palco da Ópera de Arame.
O evento contou
com o apoio da Red Bull, Spotify, Tintas Coral e da Uber e o patrocínio da
Heineken, cerveja oficial do festival. Oito co-criadores forneceram visões
distintas sobre diferentes áreas culturais e da economia criativa da cidade:
Antonio Wolff (fotógrafo e artista visual), Cristina Pagnoncelli (designer),
Celestino Dimas (artista visual e empresário), Carolina Zibetti (produtora
cultural), Fernanda Paludo (empresária), Henrique Cabral (especialista em
economia colaborativa), Priscila Prestes (empresária) e Fabio Toshiro (artista
visual).
Mais
informações: www.premiobrasilcriativo.com.br Para votar no
Subtropikal: https://bit.ly/VoteSubtropikal
Comentários