sexta-feira, 25 de novembro de 2016

XICO SÁ E LUÍS HENRIQUE PELLANDA NA SEMANA CURITIBA LITERÁRIA


Escritores participam de bate-papo na terça-feira, dia 1º na Livraria Cultura; Oito convidados participam do seminário sobre perspectivas da literatura paranaense

Encerrando a Curitiba Literária I Bienal de Curitiba 2016 convida os escritores Xico Sá e Luís Henrique Pellanda para a mesa literária “Apanhadores do Cotidiano”, em que vão abordar o registro dos acontecimentos do dia a dia o e o papel das crônicas. Xico Sá foi colunista do jornal Folha de S. Paulo e hoje participa do programa Papo de Segunda do GNT. Luís Henrique Pellanda é formado em jornalismo e trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. Foi subeditor e colunista de Rascunho (jornal literário), coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve. A mesa acontece na quinta-feira (01), às 19 horas, na Livraria Cultura no Shopping Curitiba.

A semana ainda conta com o fórum ”As Entidades literárias e Novas Perspectivas da Literatura Paranaense”, que acontece na terça (29), às 17 horas, com convidados da Academia Paranaense de Letras, Academia Paranaense de Poesia, Centro Feminino de Cultura, entre outros. A programação ainda conta com clube do livro e o lançamento de diversos livros.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e BNDES, a Curitiba Literária | Bienal de Curitiba 2016 prossegue até fevereiro de 2017 com mais de 120 atividades voltadas para a Literatura.

A Bienal de Curitiba nasceu em 1993 e a partir de 2007 passou a incluir atividades literárias e artistas que contemplam a poesia visual. Na edição de 2013 foi realizado o projeto “A Literatura e a Cidade”, que obteve grande interesse do público participante. O projeto contemplou também a leitura de textos em ônibus biarticulados e a publicação da antologia Fantasma Civil, com textos sobre Curitiba escritos por 42 autores. A publicação foi disponibilizada nas Tubotecas e distribuída em bibliotecas de cidades do Paraná.

 Em 2016, a ênfase na literatura ganha uma programação especial com curadoria do jornalista, escritor e crítico literário Rogério Pereira. Já passaram pelas Mesas Literárias neste mês de novembro, Milton Ratoum, Cristovão Tezza, Bernardo Kucinski e José Castello. Todos os eventos têm entrada gratuita.

 A Programação completa disponível em www.bienaldecuritiba.com.br/literatura)

29/11, terça-feira
Seminário às 17 horas
Centro de Letras do Paraná
Fórum das entidades literárias sediadas em Curitiba Tema: ”As Entidades literárias e Novas Perspectivas da Literatura Paranaense” Presidente: Luiz Ernesto Meyer Pereira / Diretor geral da Bienal de Curitiba Participantes: - Ney Fernando Perracini de Azevedo (Presidente do Centro de Letras do Paraná) - Chloris Casagrande Justen / Presidente da Academia Paranaense de Letras e Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura - Lygia Lopes dos Santos / Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná - Lilia Maria Machado Souza / Presidente da Academia Paranaense da Poesia  - Maurício Norberto Friedrich / Presidente da União Brasileira de Trovadores – Paraná  - Andréa Motta Paredes / Presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba  - Maria Inês Borges da Silveira / Presidente da Academia de Cultura de Curitiba - Anita Zippin / Presidente da Academia de Letras José de Alencar


01/12, terça-feira
Mesa Literária às 19 horas
Livraria Cultura Shopping Curitiba
APANHADORES DE COTIDIANO
O cronista é alguém capaz de olhar para o entorno e enxergar muito além. Percebe as mínimas nuances que rondam as pequenas coisas cotidianas e as amplia com a poderosa lupa da escrita. É possível afirmar que a crônica como a conhecemos é uma criação brasileira a partir de nomes como Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues e Otto Lara Resende. Como transformar o mínimo em arte? De que maneira se apoderar do mundo em torno e entrega-lo ao leitor de uma maneira singular, única?
 Autores convidados: Xico Sá e Luís Henrique Pellanda Mediador: Yuri Al’Hanati
   
Serviço: Curitiba Literária – Bienal de Curitiba 2016
Novembro/2016 a Fevereiro/2017
Entrada gratuita
Patrocínio: BNDES, Petrobras e Copel
Co-patrocínio: Fecomércio-PR | Sesc | Paço da Liberdade
Realização: Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná
Co-realização: Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura e Academia Paranaense da Poesia
Parceria: Academia Paranaense de Letras, Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, Academia Feminina de Letras, Academia de Letras José de Alencar e UBT – União Brasileira de Trovadores de Curitiba.
Parceria Institucional: URBS, FCC-Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba, Biblioteca Pública do Paraná-SEEC, Museu Oscar Niemeyer-SEEC, MUSA/PROEC/UFPR/Corredor Cultural.
Parceria Educacional: UFPR/DELLIN/DELEM, PUCPR e Secretaria de Estado da Educação do Governo do Paraná.
Apoio: Arte & Letra, Livraria da Vila, Livraria Cultura, Livraria Curitiba, Solar do Rosário, Pátio Batel, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Jornal Literário Rascunho.

Nenhum comentário: