sexta-feira, 23 de junho de 2017

ROBERTO DE REGINA COMANDA CORO DE 300 VOZES NA CAPELA SANTA MARIA

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e mais os grupos do projeto Nosso Canto fazem o concerto deste sábado (24), na Capela Santa Maria. O concerto integra a programação da 2ª Semana do Canto Coral, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura. A apresentação terá regência de Mara Campos e Roberto de Regina, homenageado nesta edição do evento pelo seu aniversário de 90 anos.
A participação de Roberto de Regina torna este concerto uma atração especial.  Ele estará regendo um coro de 300 vozes, formado pelos coralistas da Camerata e pelos integrantes do projeto Nosso Canto. O grupo apresentará a obra Coral nº 44:  Befiehl du deine Wege da Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach. Mara Campos regerá o Coro da Camerata na execução de canções de Tom Jobim (1927-1994), João Bosco (1946) e Clément Janequin (1948-1558). 
Pioneiro - Fundador da Camerata em 1974 e atualmente maestro emérito, Roberto de Regina continua acompanhando a trajetória dos músicos. A última vez que se apresentou com o grupo foi em 2014, nas comemorações dos 40 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. Além da Camerata, o maestro criou outros conjuntos e seu nome é hoje reconhecido pelo pioneirismo na difusão da música antiga no Brasil.
Roberto de Regina é o responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos dois primeiros discos de cravo e música antiga no país. Embora seja amplamente reconhecido como um dos maiores cravistas do Brasil, com 26 álbuns e 5 DVDs gravados, Roberto de Regina possui também outras facetas menos divulgadas: é médico anestesista, profissão que exerceu durante anos, paralelamente à música, e também um exímio artesão. Sua coleção de miniaturas, reunidas desde a infância, estão expostas em um museu aberto ao público, para visitas agendadas. Chamado de Museu Ronaldo J. Ribeiro, situa-se em sua própria residência, um sítio em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Os participantes do projeto Nosso Canto terão oportunidade de atuar sob a regência do maestro. O projeto sociocultural, desenvolvido pela FCC e Icac, oferece oficinas gratuitas de técnica vocal e prática de canto coral nas regionais de Curitiba. As oficinas acontecem em todas as regionais da cidade, com orientações de integrantes do Coro da Camerata e supervisão da regente paulista Mara Campos.

Lançamento - Antes do concerto, às 16h, em uma sessão de autógrafos, Roberto de Regina lança o seu livro “Memórias de Um Sargento de Malícias – Vida e Obra”.
A 2ª Semana do Canto Coral termina neste domingo (25), com mais apresentações de grupos corais curitibanos. Durante a semana, cerca de 30 corais realizando 33 concertos e mais de mil coralistas passaram pelo palco da Capela Santa Maria.  

Serviço: 2ª Semana do Canto Coral
Concerto Especial
Regência:  Roberto de Regina (RJ) e Mara Campos
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo,  273 – Centro - Curitiba
Data e horário: 24 de Junho de 2017 (sábado), às 19h.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5
Às 16h, lançamento e autógrafos do livro “Memórias de um sargento de malícias – Vida e obra”, de Roberto de Regina

PROGRAMA 
Tom Jobim (1927-1994) - Canta Mais (Arranjo: Mara Campos)
Clément Janequin (1485-1558) – Le chant des oiseaux  e La guerre
João Bosco (1946) - Caça à Raposa (Arranjo: Lincoln Antônio) Regência: Mara Campos

Encerramento do Concerto Especial com a apresentação do Coral nº 44: Befiehl du deine Wege da Paixão Segundo São Mateus de Johann Sebastian Bach , com participação dos integrantes do projeto Nosso Canto
Regência: Roberto de Regina
  
Programação de domingo, 25 de junho  
16h às 18h – Palestra “O Canto e a Voz na Educação Musical”
Enny Parejo (São Paulo)
Entrada franca.  
19h – Apresentações. 
CORO ITÁLICO CENTRO DI CULTURA ITALIANA (ITÁLIA) - Regência Anderson Ombrellino (PR), Piano - Flávius Alberto Meschke (PR)  
VOCAL BRASILEIRÃO - Regência e Violão Vicente Ribeiro (PR), Regente Assistente Reginaldo Nascimento (PR), Piano Fábio Cardoso (PR) 
CANARINHOS DE CAMPO LARGO - Regência Théo de Petrus (PR) 
MOSTRA CORAL DAS OFICINAS INTEGRADAS - Repertório e Regência Coral Mara Campos (SP), Técnica Vocal Lúcia Passos (RS), Canto em Cena Reynaldo Puebla (Argentina/Brasil, SP) e Ana Abe (SP) 
CORAL CHAMPAGNAT - Regência Rosemeri Paese (PR), Assistente de Regência Netto Martins (PR), Piano Davi Sartori (SP/PR) 
CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Regência Mara Campos (SP), Violino Ricardo Molter (PR), Violoncelo Estela de Castro (PR), Piano Clenice Ortigara (PR), Percussão Vina Lacerda (PR) 
OBRA DE ENCERRAMENTO COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS COROS -
Regência Mara Campos (SP)
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) - Agnus Dei (da Missa Dilígite). 

Nenhum comentário: