AÇÕES VIRTUAIS DO MON ALCANÇAM MAIS DE TRÊS MILHÕES DE PESSOAS

O Museu Oscar Niemeyer (MON) intensificou a produção de conteúdo virtual, aumentando o público nas redes sociais e propiciando conhecimento e descontração neste período de distanciamento social. As atividades realizadas pelo MON já alcançaram mais de três milhões de pessoas pelas redes sociais da instituição. 

Fotografia: Joel Rocha. 
As ações virtuais deixaram de ser apenas informativas para se transformarem em vivências e experiências que proporcionam trocas enriquecedoras com quem acessa”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Ela destaca que as ações online nasceram de um desafio, mas tornaram-se uma maneira de integrar, conectar e fazer com que as equipes internas do Museu conduzissem esse momento. “O enorme alcance obtido demonstra que as ações têm sido muito bem-aceitas pelo público”, comenta.
 
Tradicionalmente realizadas às quartas-feiras e domingos no Museu, as oficinas artísticas, por exemplo, foram adaptadas e podem ser feitas a distância, com materiais simples, que geralmente as pessoas têm em casa. Em cinco meses, foram disponibilizadas mais de 40 oficinas, via YouTube, Instagram e Facebook – com alcance superior a 260 mil pessoas. Todo o material pode ser encontrado nas redes sociais, com a hashtag #monemcasa, no canal do YouTube ou no hotsite: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/.
 
Muitas outras ações foram lançadas pelo MON durante a quarentena, como quiz semanal sobre o mundo das artes, séries temáticas de mediações sobre diversos assuntos, entre eles design, retratos do acervo e curiosidades sobre a arquitetura do Museu, entre outras atividades. O programa Arte para Maiores, direcionado para o público com mais de 60 anos, também ganhou uma versão virtual, que já alcançou seguidores até mesmo fora do país.
 
Atualmente há 13 exposições disponíveis na página do MON na plataforma Google Arts & Culture, incluindo “Man Ray em Paris”, “África, Mãe de Todos Nós” e “Ásia, a Terra, os Homens, os Deuses”. O site do Museu oferece visita virtual 3D a 88 exposições realizadas pelo MON desde 2010. São mostras de artes plásticas, fotografia, vídeo, arquitetura e design, incluindo exposições de artistas do acervo e sucessos internacionais. Com o recurso disponível, o visitante percorre as salas e os corredores da instituição, que é o maior museu de arte da América Latina em área construída.
 
Artistas do Acervo  
O programa Artistas do Acervo também ganhou versão virtual, com encontros transmitidos ao vivo pelo canal do MON no YouTube. Até novembro, com o tema “Conforto em Confronto”, haverá diálogos conduzidos pelo professor e curador Paulo Reis e convidados, como a artista e fotógrafa Milla Jung, os designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, e a artista e professora Fernanda Magalhães. O encontro com a artista Tatiana Stropp já está disponível no canal. 
 
Sobre o MON  
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente sete mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil m² de área construída, sendo 17 mil m² de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
 
Serviço:  Ações virtuais 
Hotsite: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/  
Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer 
YouTube: https://bit.ly/MONnoYoutube 
Google Arts & Culture: http://bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture 
 
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURITIBA RECEBE EM ABRIL A 3ª EDIÇÃO DA OLD & LOW CAR

HANGAR: LIVE COM TRIBUTO AO METALLICA NO SÁBADO

OLGA KIUM E DAVI SARTORI INTERPRETAM GERSHWIN NA LIVE DA UNICULTURA